Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto de vereador para instituir o ‘Dia do Pobre’ gera polêmica


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 21/08/2019 às 11h10 Atualizado 23/02/2023 às 23h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O que você faria no Dia do Pobre? A data soa estranha. Afinal, por que comemorar a pobreza? Um projeto de lei instituindo o Dia do Pobre está tramitando na Câmara Municipal de Maringá. E a notícia ganhou as redes sociais com muitos comentários, e, claro, polêmica.

Para acalmar os ânimos e defender a proposta, o autor do projeto, vereador Alex Chaves (PHS), está dando muitas entrevistas nesta quarta-feira (21). Ele explica que a proposta segue a linha adotada pelo Papa Francisco que no ano passado instituiu o Dia Mundial do Pobre. Não é a celebração da pobreza, mas um dia especial para dar visibilidade aos mais pobres, com ações de solidariedade e até reflexão sobre políticas públicas.

“Infelizmente está dando esse duplo entendimento. O nome é esse mesmo, mas está dando essa pequena confusão.  mas explicando a proposta, a pessoa entende que na verdade é um dia para estender a mão. Maringá é uma cidade com muitas instituições, com muita gente que abre o coração e que faz muita coisa boa para quem está sofrendo e a gente entende que nesse dia essas pessoas podem fazer a diferença também”, detalha.

Como o vereador disse, o nome deste dia especial pode mudar. A palavra pobre pode sair do texto do projeto. Embora o vereador acredite, e já dando uma alfinetada nos críticos, que pobre não é só quem não tem dinheiro.

“Tem um ditado, que acho muito interessante, que diz que a pessoa era tão pobre, mas tão pobre, que a única coisa que ela tinha era dinheiro. Então, às vezes a pessoa é pobre de espírito, tem outras coisas dentro dela que acabam a tornando pobre também”, afirma.

Ouça na reportagem

O Dia do Pobre pode ser substituído pelo Dia da Misericórdia ou Dia da Inclusão. Mas o projeto ainda está tramitando pelas comissões do Legislativo.

O vereador também divulgou um vídeo nas redes sociais explicando o projeto. Assista: 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação