Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Mudança de regras para eleição de diretores municipais é rejeitada


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 10/09/2019 às 20h37 Atualizado 24/02/2023 às 04h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira eleição para diretores de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá ocorreu no dia 12 de dezembro de 2017. Pais, professores e funcionários escolheram os gestores de 61 Cmeis e 51 escolas públicas, que ficam nos cargos até dezembro.

Para o pleito deste ano, o vereador Sidnei Telles (PSD) elaborou um Projeto de Lei (PL) alterando as regras das eleições. Entre as alterações estavam a antecipação do início da campanha e o pedido de peso maior dos votos dos servidores.

A proposta teve parecer jurídico favorável em 5 de julho e foi para Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), que ainda não tinha se manifestado sobre o assunto.

Diante da demora, nesta terça-feira (10), em sessão ordinária, Telles tentou colocar o projeto em regime de urgência para votação, mas foi barrado. A decisão da CCJ foi dada de forma verbal pelo presidente Jean Marques (PV), que alegou que o projeto é inconstitucional.

Para o vereador Sidnei Telles, o parecer da CCJ foi político e não técnico. Já o vereador Carlos Mariucci (PT) era contra a mudança de regras para as eleições de diretores. É que segundo ele, as mudanças devem ser debatidas com a sociedade, o que exige tempo.

Na primeira eleição, 188 candidatos disputaram os cargos para direção de escolas e Cmeis maringaenses. O pleito teve 40 mil votantes.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação