Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto quer liberar faixa exclusiva de ônibus para outros veículos


Por Nailena Faian Publicado 21/12/2018 às 18h11 Atualizado 19/02/2023 às 11h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Maringá propõe que outros tipos de veículos possam utilizar as faixas exclusiva para ônibus. Em Maringá, as avenidas Morangueira e Kakogawa dispõem de corredores exclusivos para ônibus. 

De acordo com o projeto de lei do vereador William Gentil (PTB), os ônibus vão compartilhar a faixa exclusiva com veículos de transporte escolar, táxis (Uber e outros aplicativos não estão inclusos), motocicletas, motonetas,  ciclomotores, ambulâncias e veículos de cortejo funeral.

“Isso já acontece em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, e está dando certo. O objetivo é dar mais fluidez para o trânsito de Maringá, principalmente na Morangueira que é uma das vias mais movimentadas da cidade”, justifica o vereador.

De acordo com Gentil, o projeto estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pediu parecer da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A reportagem contatou o secretário da pasta, Gilberto Purpur, que disse que por enquanto não vai comentar o assunto, pois o projeto ainda será analisado. Segundo ele, atualmente além dos ônibus, as ambulâncias e os veículos de forças de segurança são autorizados a utilizar as faixas exclusivas.

Os motoristas que não não podem usar as faixas exclusivas de ônibus, mas mesmo assim circulam por ela, podem ser multados em R$ 293,37 e ainda levar sete pontos na CNH.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação