Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Victor Simião participa ativamente da Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Secretário de Cultura de Maringá esteve no evento representando o Paraná como delegado. Ele debateu economia criativa e a viabilização de fundos para a cultura em âmbito nacional; na ocasião, se reuniu com gestores de cultura de todo o país


Por Redação GMC Online Publicado 12/03/2024 às 11h39
Ouvir: 00:00
WhatsApp-Image-2024-03-12-at-11.08.47
Foto: Divulgação

O Secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, participou da 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC) e foi um dos representantes do Paraná no evento, que debateu e aprovou 30 ações e políticas públicas voltadas ao fomento da arte e da cultura em âmbito nacional. O evento ocorreu entre os dias 04 e 08 de março, em Brasília.

A Conferência Nacional da Cultura é a instância mais importantes da política cultural brasileira. É por meio dela que a sociedade civil, fazedores e fazedoras de cultura e governantes deliberam sobre os rumos desse setor para os próximos anos. A CNC contou com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A região noroeste do Paraná teve a contribuição e participação de 17 produtores e produtoras culturais, servidores públicos e artistas que ajudaram na deliberação de ações discutidas em âmbito nacional. Ao todo, foram 40 delegados representando o Paraná de forma oficial na conferência.

“Esse foi um momento importante para a discussão de eixos que vão nortear as políticas públicas em âmbito nacional e que, certamente, vão auxiliar no fomento local. Foi um espaço em que conseguimos conversar com outros gestores culturais e identificar avanços que já são realidade em Maringá”, explicou Simião.

O secretário de Cultura de Maringá participou de ações voltadas à economia criativa — uma das ênfases do evento deste ano –, e nas discussões setoriais sobre livros, literatura e bibliotecas — para garantir ações de fomento à leitura. Durante plenária, os delegados aprovaram a criação de fundos próprios para políticas públicas voltadas à Cultura, além da inserção de povos tradicionais — como indígenas e quilombolas — em processo de facilitação de alcance a projetos culturais.

“Foi um momento histórico. Fico feliz em ter participado desse grande evento, representando Maringá, junto a outros delegados e artistas importantes para o debate e tomada de decisão nas ações do município e do Paraná — de forma democratizada e de livre discussão do setor. Lá, percebemos o quanto Maringá está destacada no setor, em todo o Brasil. Fruto de uma gestão que pensa Maringá para o maringaense”, celebrou o secretário.

Debate no Congresso

Além de ter participado ativamente na Conferência Nacional de Cultura, Victor Simião visitou o Congresso Nacional, onde foi recebido e teve a oportunidade de discutir pautas importantes para a cultura maringaense. Na Câmara dos Deputados, ele foi atendido pelo deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). No Senado Federal, conversou com o senador Flávio Arns (PSB-PR).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação