Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de fevereiro de 2026

Avião da Latam que ia de Guarulhos para Portugal abortou decolagem após motor superaquecer


Por Agência Estado Publicado 20/02/2026 às 12h05
Ouvir: 00:00

A decolagem do voo LA8146 da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, foi abortada após a aeronave apresentar indicação de temperatura acima do limite no motor 2. O problema ocorreu no último domingo, 15, em um voo com destino a Lisboa, em Portugal. A conclusão consta no reporte final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) após análises técnicas dos investigadores do órgão.

A partida do Boeing 777-32W, com capacidade para 410 passageiros, estava prevista para 17h40, mas foi adiada pela presença de drones nas imediações do aeroporto. Às 19h12, quando o voo foi liberado, a aeronave percorreu a pista e retornou, já com o trem de pouso dianteiro no ar, indicou a plataforma FlightRadar24.

Em nota, a Latam Airlines Brasil disse que “colabora integralmente com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na investigação sobre o evento ocorrido com o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) em 15 de fevereiro de 2026?.

“A Latam reforça que a segurança é um valor inegociável e que todas as suas operações seguem rigorosamente os mais elevados padrões técnicos e regulatórios”, diz.

O caso foi classificado como um incidente aeronáutico, que é quando há uma ocorrência associada à operação de uma aeronave em que haja intenção de realizar um voo, que não chegue a se caracterizar como um acidente, mas que afete ou que possa afetar a segurança da operação, segundo o Cenipa.

“Os procedimentos previstos foram executados e a decolagem foi abortada. A aeronave livrou a pista por meios próprios e, posteriormente foi entregue para a equipe de manutenção”, diz o reporte final disponível no painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

O Sipaer é uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Cenipa que permite pesquisar as ocorrências aeronáuticas ocorridas no Brasil nos últimos 10 anos.

A Latam também afirmou que “o procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação”. De acordo com a companhia aérea, todos os passageiros foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vai chover no pós-carnaval em SP? Veja como fica a previsão no último final de semana de folia


O fim de semana em São Paulo será de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A…


O fim de semana em São Paulo será de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A…

Geral

Felca publica carta sobre cão Orelha e maus-tratos animais e pede ‘mudanças urgentes’ ao MP


O influenciador Felca se manifestou publicamente sobre o caso do cão Orelha, que mobilizou as redes sociais nas últimas semanas….


O influenciador Felca se manifestou publicamente sobre o caso do cão Orelha, que mobilizou as redes sociais nas últimas semanas….

Geral

Partes de corpo de mulher são encontradas dentro de mala na zona sul de SP


As partes de um corpo humano foram localizadas nesta quinta-feira, 19, dentro de uma mala em um córrego, em Parelheiros,…


As partes de um corpo humano foram localizadas nesta quinta-feira, 19, dentro de uma mala em um córrego, em Parelheiros,…