Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Temporada 2018/19 chega ao fim


Por De olho no céu, por Acácio Cordioli Publicado 26/03/2019 às 21h00 Atualizado 20/02/2023 às 19h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com o fim do verão no último dia 20, tambem chegamos ao fim da temporada 2018/19 de tempestades no Hemisfério Sul.

A temporada para nós caçadores de tempestades corresponde ao período entre a primavera e verão, época em que a atmosfera se encontra no seu ápice de instabilidade, favorecendo a formação de temporais.

Esta que foi minha sétima temporada, foi marcada por vários temporais, mas também por meses atípicos, com um bloqueio atmosférico em pleno mês de janeiro. Porém, a temporada, no geral, foi bem produtiva, vamos ao resumo!

Setembro: o primeiro mês da temporada não tem um histórico muito bom, por ser ainda uma época de transição entre o inverno e a primavera. Nos últimos anos registrei apenas um temporal no mês, mas não foi o caso dessa vez.

Outubro: felizmente as coisas melhoraram, ao menos na segunda quinzena, quando realizei as melhores interceptações da temporada nos dias 17 e 18.

Novembro: este foi o mês mais atípico. Começou bem promissor com a formação de uma incrível nuvem funil no dia 4 e uma bela tempestade de poeira no dia 14, porém foi só. Um mês que tem histórico de ser um dos mais ativos, contar com apenas duas tempestades para registrar foi bem abaixo do esperado.

Dezembro: infelizmente teve um início semelhante ao mês de novembro, com temporais abaixo do esperado. Alguns temporais foram registrados no entorno da cidade, mas nada severo. O destaque do mês foi o temporal do dia 20, quando registrei uma intensa microexplosão na zona rural da cidade.

Janeiro: teve uma primeira quinzena bem empolgante com formações diversificadas, como uma incrível tempestade de alta precipitação no dia 4 e a formação de uma super célula de baixa precipitação no dia 5. No dia 7 houve a formação de uma impressionante nuvem Scud e no dia 9 foi a vez de um gustnado dar o ar da graça.

Em seguida, registrei a tempestade mais severa da temporada, quando uma microexplosão atingiu parte do leste da cidade e o município de Sarandi no dia 14, causando muitos estragos.

Mas o mês praticamente terminou aí. Após esses dias, um intenso bloqueio atmosférico pairou sobre o estado inibindo a formação de temporais.

Fevereiro: iniciou ainda sobre efeito do bloqueio atmosférico, tendo uma pancada de chuva apenas no dia 6. Porém, temporal mesmo, só no dia 18. O fim deste mês foi marcado pelo temporal noturno do dia 25.

Março: o último mês da temporada teve início semelhante ao mês de fevereiro, sendo registrado temporais noturnos nos dias 7, 9 e 12. No entanto, a temporada se despediu com uma semana muito proveitosa como falei aqui no post da semana passada.

Mas vale lembrar que não é por que terminou a temporada de tempestades que elas irão parar. Na disso! Abril costuma ser um mês bem movimentado também. Por isso seguimos de olho! 

Para finalizar segue uma playlist do meu canal no Youtube com os temporais registrados nessa temporada. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ministério da Saúde prorroga Comitê Gestor de hospitais federais por mais 30 dias


O Ministério da Saúde resolveu prorrogar por mais 30 dias o Comitê Gestor instituído em março para comandar os hospitais…


O Ministério da Saúde resolveu prorrogar por mais 30 dias o Comitê Gestor instituído em março para comandar os hospitais…

Geral

Avião da Cimed sai da pista em pouso no interior do Rio Grande do Sul; veja vídeo


Um avião operado pela empresa farmacêutica Cimed, sofreu um acidente na tarde desta terça-feira, 23, em Erechim, no interior do…


Um avião operado pela empresa farmacêutica Cimed, sofreu um acidente na tarde desta terça-feira, 23, em Erechim, no interior do…

Geral

Mercadão de SP prevê concluir obra em novembro e planeja funcionamento 24 horas


A restauração do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, está prevista para ser finalizada em novembro deste ano, segundo…


A restauração do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, está prevista para ser finalizada em novembro deste ano, segundo…