Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Como treinar seu gato a usar a caixinha de areia – 4 dicas infalíveis!


Por Dra. Ana Paula B. Bolfer Valencio Publicado 29/01/2019 às 12h00 Atualizado 19/02/2023 às 19h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Assim como nos preocupamos em ensinar os cães a fazerem xixi e cocô no jornal ou no tapete higiênico, também existe a preocupação em ensinar os gatos a fazerem suas necessidades na caixinha de areia. A boa notícia é que eles já possuem o “instinto” de fazerem isso o que torna tudo muito mais fácil.

Disse instinto entre parenteses porque na realidade instinto nos remete a algo primitivo e obviamente na natureza um gato nunca faria suas necessidades em uma caixa plástica de areia.

Uma curiosidade: você sabia que os gatos enterram suas fezes quando as fazem próximo do seu local de descanso e alimentação, e não enterram quando as fazem em limites de território para demarcar o domínio sobre aquela área? Interessante, né?

Geralmente, em casa, como as caixas de areia tendem a ficar em um local todo reservado ao gato e próximo a ela estão seu pote de água e ração, então eles costumam enterrá-las. Vamos às dicas?

Dica 1: teste qual “areia” seu gato prefere. Existem atualmente no mercado diversos tipos: sílica, à base de argila, granulada, pedras, etc. Vá testando aos poucos qual o seu gato se adapta melhor. E para a limpeza da areia, alguns gatos preferem que você jogue toda a areia fora todos os dias e outros aceitam que você apenas retire as fezes e troque a areia a cada 2 ou 3 dias.

Dica 2: escolha uma caixa que seja de fácil limpeza, confortável para seu gato, que seja firme (alguns gatos ficam sentado na beirada da caixa), de preferência que tenha as laterais altas pois os gatos podem jogar areia para fora quando enterram. Seu gato precisa ter espaço para conseguir dar uma volta completa na caixa e também e fácil de entrar e sair. Um adendo: muitas vezes você terá que trocar a caixa de areia quando o gato ficar adulto, alguns gatos não ficam tão grandes porém, outros ficam enormes!

Dica 3: os gatos se sentem muito vulneráveis na hora de ir ao banheiro, então, escolha um local da casa afastado e tranquilo para colocar a caixinha de areia, mas também não coloque tão distante do resto da casa para que seu gato não encontre uma alternativa menos cansativa (do que ter que andar atéééé o outro lado da casa). Caso você tenha mais de um gato, o esquema é uma caixa de areia para cada gato E uma caixa de areia extra, para evitar qualquer conflito.

Dica 4: nunca grite com seu gato ou diga “NÃO” caso ele faça suas necessidades no local errado. E pior: nunca esfregue o focinho dele na “área do crime”. Desse jeito seu gato irá ficar com medo de você. O ideal é que assim que você o veja na posição, pronto para fazer xixi e cocô, você pegue e o leve ao lugar correto. Caso não dê tempo, tudo bem, tente ficar mais atento e fazer isso nas próximas vezes e logo ele estará treinado.

Com paciência, empatia e muito carinho você e seu gato (ou gatos) poderão passar por esse período de treinamento sem maiores confusões e estresses.


Qualquer dúvida, estou a disposição!
Um abraço! Até a próxima

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação