Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

O que fazer? Escorpião x Cães


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 01/08/2018 às 20h00 Atualizado 17/02/2023 às 20h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

   Muito tem se falado sobre acidentes envolvendo escorpiões e pessoas na nossa cidade, mas você sabia que seu cão também corre um grande risco? Ou talvez um risco até maior que você?

   Isso porque ele muitas vezes habita o mesmo ambiente do escorpião: o quintal da sua casa. Ambientes com acúmulo de madeiras e material de construção, lixo e entulhos são os preferidos dos escorpiões. Lugares com grande presença de baratas também, pois servem de alimento.

   Os cachorros por serem brincalhões e curiosos muitas vezes vêem esses animais no quintal e vão bem de perto investigar. O escorpião não ferroa a não ser que seja tocado, e o cachorro muitas vezes leva a ferroada no focinho, uma das partes mais prováveis que toquem o escorpião quando eles estão farejando o quintal. Pode ser que o escorpião atinja outras partes do corpo do cão, o que muitas vezes dificulta ter a certeza do acidente pois a picada ficará escondida embaixo do pelo do animal.

   Existem duas possibilidades em relação aos acidentes envolvendo escorpiões:

   1) você viu seu animal sendo picado e tem certeza do acidente ou,

   2) você não tem certeza que seu animal foi picado mas ele apresenta um ou mais dos seguintes sintomas: cansaço, salivação intensa, tremores musculares, espasmos musculares, diarréia, náuseas, dor, convulsões e até choque. Os sintomas irão depender do tipo do escorpião e da quantidade de veneno.

   Em ambos os cenários, tendo a certeza ou não do acidente, seu animal precisa ser encaminhado a um veterinário o mais rápido possível. Em casos moderados e severos, a urgência do atendimento faz a diferença na hora de salvar a vida do animal e cada minuto conta. Em todos os casos, o atendimento veterinário é obrigatório e o animal deverá permanecer em observação e internado até que esteja totalmente recuperado da ação do veneno.

   Em alguns casos, o veneno poderá causar uma série de alteração mais importantes em pâncreas ou sistema nervoso, podendo levar o animal até a morte em pouco tempo. 

   A prevenção é a melhor maneira de evitar que isso aconteça com seu animal de estimação. Você deve manter seu quintal limpo, sem entulhos e dedetizar com frequência. Cobre de seus vizinhos que os terrenos baldios ao redor da sua casa também estejam limpos e sejam dedetizados. Você pode colocar telas em ralos e pias, manter a grama sempre baixa e também monitorar o espaço onde seu animal dorme e onde estão o comedouro e bebedouro.

*É importante ter sempre em mãos o telefone de um veterinário que atende 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados, e de uma segunda opção, para caso o seu veterinário de confiança não esteja disponível para atender.

 

Referência:

Cardoso, M. J. L., Sakate, M., Ciampolini, P., Moutinho, F. Q., & Cherubini, A. L.. (2004). Envenomation by scorpion in dog: case report. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, 10(1), 98-105. https://dx.doi.org/10.1590/S1678-91992004000100008

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…