Fechar

COLUNISTAS

Falta de projetos impede municípios paranaenses de obter empréstimos!

Publicado por Engenharia Urbana - Diego Sanches, 17:30 - 15 de abril de 2019

Desde a publicação da Lei Estadual nº 15.229/2006, o Estado do Paraná só pode firmar convênios para financiamento de projetos e obras de infraestrutura, equipamentos e serviços, com municípios que tenham seu Plano Diretor aprovado pela respectiva Câmara Municipal.


Conforme o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor de um município tem a finalidade de assegurar o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento urbano. Podemos dizer que ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, ou seja, é a principal ferramenta para se planejar um município.

Bloco de Imagem 1

Obras de pavimentação no bairro Cristo Rei, município de Laranjeiras do Sul/PR


180 municípios paranaenses podem ser impedidos de obter empréstimos estaduais



Portanto, é grave a constatação da Diretora de Operações do PARANACIDADE (Entidade jurídica sem fins lucrativos que coopera com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - SEDU), Camila Scucato, de que 180 dos 399 municípios do Paraná estão com os Planos Diretores Municipais vencidos, e podem ser impedidos de obter empréstimos do Sistema de Financiamento aos Municípios, dificultando ainda mais a gestão dessas cidades.


Você sabe se o seu município está com o Plano Diretor em dia?


Não acha que vale a pena fiscalizar essa questão?


Enfim, todos nós, como cidadãos, devemos cobrar que nossos representantes mantenham o planejamento urbano em dia, pois ou os municípios passam a ser geridos com maior eficiência, ou serão paralisados.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo