Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Inova Agro recebe mais de 150 pessoas


Por Redação GMC, Especial Expoingá Publicado 10/05/2019 às 11h20 Atualizado 21/02/2023 às 14h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Seminário Inova Agro, uma das três frentes de trabalho que abriu a edição Expoingá Digital 2019, recebeu mais de 150 pessoas, número expressivo de participantes. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (9) e contou com três palestras que relacionam gestão, empreendedorismo, tecnologia e agropecuária; ministradas por nomes de peso no ramo: Gilberto Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Thiago Zampieri, cofundador do Bart Digital, que apresentou seu case de sucesso com uma das AgTechs mais promissoras do mercado; e Guy Tsumanuma, sócio e mentor da Smath Vallue, com mais de 18 anos de experiência no agronegócio.

O círculo de palestras foi aberto com Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá (SEM), entidade que promove a Expoingá.

“A região de Maringá é muito importante para o Paraná, e reforçar essa vertente tecnológica torna o nosso segmento ainda mais enriquecedor. O empreendedorismo inovador, que é um dos temas chave, tem sido muito discutido ao longo dos últimos anos, e o agronegócio tem cada vez mais a ganhar com isso”, destacou Iraclézia.

Entre os palestrantes, Guy pontuou as tendências, necessidades e demandas tecnológicas do setor para apresentar o cenário aos futuros empreendedores que deverão desenvolver soluções. “Abrangemos o todo para que eles aprendam a dar o pulo do gato e fazer a ideia dar certo, utilizando diversas ferramentas”, comenta o palestrante.

Marcelo Bonfin, professor dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) da UniCesumar – parceira da iniciativa – diz que este panorama tem sido cada vez mais explorado dentro e fora das universidades. “Ainda temos alguma carência, mas temos avançado bastante neste assunto, e já tem surgido resultados”, relata.

Leonardo Kenji, 19 anos, estudante de Ciências da Computação, adorou o evento. “Perdi o seminário do ano passado, mas não queria perder este ano. É muito esclarecedor e incentivador”, cita.

Espaço Startups

Também na noite desta quinta foi aberto o Espaço das Startups Inova Agro, outra frente de ações da Expoingá Digital, que conta com a exposição de dez empreendimentos expostos até 12 de maio, domingo. Eles estão em um espaço especial do parque, em frente ao Restaurante Central do Parque de Exposições, para apresentarem seus projetos para aos interessados.

Renan Fernandes Batista, do Kaggen, uma das cinco startups que vieram da Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus de Cornélio Procópio, desenvolveu com sua equipe um veículo autônomo movido a energia solar que percorre o plantio de soja e pulveriza herbicida nas plantas daninhas, sem afetar a soja sadia, descartando a necessidade de agrotóxicos. Além disso, o sistema robótico cria uma base de dados para reconhecimento de pragas, doenças e outros indicadores que melhoram o gerenciamento do plantio.

Vitor Henrique Ramos, da Wardbox – também da UTFPR – integra uma empresa desenvolvedora de sistemas de monitoramento e automação para estufas de pequenos e médios produtores, promovendo a integração de sensores para controlar o ambiente e obter o melhor desempenho do plantio em ambiente protegido. “O próprio sistema pode acionar e desligar a irrigação quando julgar necessário, levando em consideração o clima e a umidade do ar e do solo”, exemplifica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ônibus aquático é liberado, mas viação responsável é suspeita de elo com PCC


O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a inauguração do Aquático SP – primeiro transporte hidroviário de São Paulo,…


O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a inauguração do Aquático SP – primeiro transporte hidroviário de São Paulo,…