Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Temores de Platão


Por Gilson Aguiar Publicado 12/03/2019 às 11h20 Atualizado 20/02/2023 às 12h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O filósofo grego, um dos pais do pensamento ocidental, considerava que vivemos no mundo das sombras. Uma de suas principais obras, “O Mito da Caverna”, é uma demonstração dos efeitos do reflexo na parede que consideramos realidade. Observamos a aparência das coisas e não entendemos a essência. O que leva as sombras? O que a luz (sabedoria) ilumina que não conseguimos enxergar?

Para Platão, o bom governo é aquele que tem os filósofos, os sábios, como governantes. Eles é que conduzem a sociedade para a verdade. Os governantes que vão além das sombras. Se tem o conhecimento sobre o que realmente é o problema que afeta a coletividade, tem a condição de apontar e decidir para a melhor saída.

A democracia, neste sentido, não parece ser o bom governo. A liberdade de escolha do povo pode ser fundada em critérios sombrios. Não saberíamos definir quem são os sábios, os mais capacitados para nos governar. Desta forma, diante da ignorância da maioria, a escolha é ruim.

Na vida pessoal não é diferente. Temos sempre escolhas feitas com base na aparência. Escolher o que não se conhece com profundidade pode ser um desastre quando temos que conviver e receber o efeito de nossas escolhas. Deixamos entrar em nossas vidas pessoas que são fruto de escolhas ruins.

Não considero, com Platão, que temos que abrir mão da democracia. A liberdade de escolha é fundamental. O que necessitamos é melhorar o ser humano. Dar a quem escolhe mais critérios fundados no conhecimento, racionalidade, para saber com quem está lidando.

O perigo é que a aparência tem se propagado como critério absoluto das escolhas que fazemos. No mundo do imediato, onde nada tem-se tempo de compreender e digerir, decidimos pela “primeira vista”. Logo, sem qualquer compreensão mais profunda. Assim, estamos condenados a viver no mundo das sombras. No escuro, tateando o futuro e sem saber para onde vamos.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Fuga, disparos e criança ferida: o que se sabe sobre a ação da PM em Paraisópolis?


Uma criança de 7 anos ficou ferida em ação da Polícia Militar realizada na manhã desta quarta-feira, 17, em Paraisópolis,…


Uma criança de 7 anos ficou ferida em ação da Polícia Militar realizada na manhã desta quarta-feira, 17, em Paraisópolis,…

Geral

Fiéis podem usar roupas e acessórios religiosos em fotos de documentos oficiais, decide STF


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou na quarta-feira, 17, o uso de roupas e acessórios religiosos em fotos…


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou na quarta-feira, 17, o uso de roupas e acessórios religiosos em fotos…