Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Dia das mães e pandemia: você já criou sua estrategia?


Por Alexandra Staudt / Marketing e Varejo Publicado 05/05/2020 às 20h00 Atualizado 23/02/2023 às 04h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O dia das mães se aproxima e a Prefeitura de Maringá já comunicou horário especial de atendimento até dia 08/05 (atendimento no comércio de rua entre 10h e 20h). A data, tida como a segunda maior em vendas no comércio, acontecerá em meio a uma crise mundial e, num período em que mudanças consideráveis no comportamento de compra estão ocorrendo. Você se preparou para ela?

Já há algumas semanas estamos falando sobre o comportamento do consumidor, que passa por mudanças consideráveis neste período de isolamento social e sugerindo que cada empresário faça uma avaliação do seu perfil de público para entender o que exatamente seu cliente deseja. A pergunta que fica neste momento é, o brasileiro vai deixar de comemorar o dia das mães?

A boa notícia é que não, uma pesquisa realizada pela Mindminers revelou que apenas 8% do público questionado não costuma comemorar a data e, 55% informou que sempre comemora. Destes, 65% revelou que a principal forma de comemoração deve ocorrer pela compra de presentes e refeições especiais em casa, 60%, neste último caso. As grandes marcas já lançaram mão de grandes campanhas para incentivar as vendas. Sites atrativos, preços diferenciados, famosos estrelando as campanhas… todas formas de despertar interesse e reter o público. E você, já pensou na forma como vai se posicionar? Ainda há tempo.

O que ocorre neste momento é que você precisará de ainda mais sensibilidade para entender o que seu público deseja, mas veja, em tempos de isolamento, com as crianças em casa, a maternidade passou a requerer ainda mais esforços e dedicação das mães, que agora acompanham toda a evolução dos filhos ainda mais de perto.

Por outro lado, mães adultas, muitas em idade avançada, passaram a ficar isoladas, deixando ainda mais saudades nos filhos que não as visitam, justamente para manter sua segurança. E agora, como a sua marca vai se posicionar em um tempo em que os laços se estreitaram mas as famílias não podem se abraçar?

Fato é que mãe, é aquela pessoinha maravilhosa que cuida da gente desde pequeninos. Que vela o sono, esmaga bochechas, chora, se preocupa e sorri a cada uma de nossas conquistas, independente da idade e se a conquista é um emprego novo ou um xixi no penico (sim, o desfralde é um desafio para todas as mães, rs). A distância tornou-se ainda mais dolorosa e você, como empresário, precisará observar com cuidado para entender toda essa mudança. Que tal criar estratégias para ajudar os filhos a se fazerem presentes na vida das mães, mesmo a distância?

A pesquisa da Mindminers mostra que 42% do público pretende investir entre R$ 50,00 e R$ 100,00 em presentes nesta data e que 52% pretende realizar a compra em lojas físicas, mas há que se compreender que para conquista-lo será preciso mais do que antes.

Para um público sensibilizado, sua marca PRECISA demonstrar empatia e a inspiração já está na mídia: A Natura, por exemplo, desenvolveu um anúncio cheio de força e emoção, no qual o público canta em “companhia” de Ivete Sangalo (Assista).

É um anúncio que inspira força e esperança, traz o público para participar, empodera as mulheres… como o sopro de fé que o seu cliente precisa agora.

Outro exemplo encantador é o da revista Marie Claire, que tem a atriz Giovana Ewbank na capa da revista, em um ensaio intimista realizado no interior do seu próprio lar, pelas lentes do marido, o ator Bruno Gagliasso. O ensaio, cheio de emoção e cumplicidade, transparece amor e a união da família, que agora, aguarda mais um membro.

Está bem, é fato que estamos em cima da hora e que não há tempo e possivelmente nem verba para uma ação deste porte, mas empatia e sensibilidade requerem apenas cuidado, não é mesmo?

Veja, seu restaurante pode criar um cardápio especial para o dia das mães e agendar as entregas para garantir que o almoço em família seja regado de boa comida e amor. E que tal se além da comida você entregasse um pequeno ramalhete de flores para decorar a mesa, ou alguns porta-guardanapos e toalhas, aqueles que você usaria no seu restaurante que está fechado e não pode atender no momento?

E se o seu café ou panificadora criasse cestas de café da manhã e colocasse nelas alguns balões com o nome das mães, garantindo que elas acordem e se sintam únicas e amadas por seus filhos nesta data, mesmo que talvez estejam longe? E se com os alimentos da cesta você incluísse um pequeno mimo, como pantufas, para garantir o conforto das mães neste dia especial? Veja, a previsão para domingo, dia 10, é de temperaturas entre 13 e 26 graus (dados do simepar).

Em tempos de isolamento, com as famílias o tempo todo em casa, também há o tédio. E se sua loja, além de oferecer peças de vestuário ou até vales compras para que as mães os resgatem mais tarde, entregue junto um quebra-cabeças gigante para ela se divertir? Ou um livro de colorir, ou bastidores de bordado… O momento é próprio para resgatar antigos hábitos e despertar novas paixões, e o artesanato é sempre uma terapia, aposte nele!

O que vai importar para o seu cliente neste dia das mães, será a forma como você será capaz de reduzir distâncias; e quem for capaz de emprestar um tantinho do seu amor e cuidado para fornecer alegria e aconchego aos corações das mães, certamente terá os melhores resultados. Mas não esqueça que o principal neste momento é garantir a segurança do seu público, ele estará atento, então, deixe ele a par de todos os cuidados que tem com higienização e esterilização dos seus produtos, neste momento, ele PRECISA se sentir seguro, e é sua responsabilidade garantir-lhe um bom dia das mães.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…