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25 de abril de 2024

Facebook tem cerca de 120 milhões de usuários no Brasil


Por Alexandra Staudt / Marketing e Varejo Publicado 11/03/2020 às 18h00 Atualizado 23/02/2023 às 19h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A informação referente à rede social é da Folha de São Paulo e costuma empolgar empresários em todo o território nacional. Democráticas, as redes sociais – facebook, instagram, tick tok, whatsapp…- dão voz e vez a qualquer pessoa que seja capaz de “criar uma conta”. Com layout extremamente intuitivo, qualquer pessoa com acesso à internet, seja por desktop ou mobile consegue criar e alimentar uma conta comercial e fazer seus próprios anúncios.

Resolvido, vou criar uma conta na rede social e vou vender muito por lá, certo?

Bem, talvez…

O fato é que saber usar a rede, não significa, necessariamente, que você ou seu estagiário (sem desmerecer estagiários, o estágio é um meio importante à entrada no mercado de trabalho, porém, o serve para a construção conjunta de conhecimento, e colocar a comunicação da sua empresa nas mãos de quem está ali para aprender e desenvolver seu potencial sob orientação é jogar sobre suas costas uma responsabilidade demasiado grande e que não é dele) sejam as pessoas ideais para fazê-lo. Como também não significa que a rede social vai salvar seu faturamento só porque é gratuita.

Veja, apesar de a rede ser gratuita e proporcionar voz e vez de forma extremamente democrática, não é tão simples obter resultados através dela, afinal, você precisa se destacar entre 120 milhões de usuários. Trabalhar em redes sociais requer muito conhecimento acerca do seu público-alvo, desenvolvimento de conteúdo adequado e voltado para ele e sim, INVESTIMENTO. Ah, mas a internet é o futuro e as outras mídias estão defasadas. Será?

Bem, o que se ouve de mais comum em reuniões de planejamento de mídia com empresários é: NÃO ACREDITO NESSA MÍDIA! E esse comentário invariavelmente se segue por justificativas do tipo:

Eu nem vejo esse programa;
Fiz outdoor outro dia, meus amigos não viram;
Anunciei na revista X e nenhum cliente me disse que comprou porque viu o anúncio;
Rádio está ultrapassado, as pessoas ouvem online;
SMS não me convence, eu nem abro…
Vamos fazer rede social que é mais barato…

Bem, vamos fazer perguntas:

Quantos dos seus amigos, aqueles que não vêem seus anúncios são realmente seu clientes?
Você tem o perfil do seu público? Exemplo, se você vende materiais de construção e não trabalha na construção civil, não faz sentido anunciar para si mesmo, vale?
Quantos anúncios você vê todos os dias e de quantos você se lembra quando decide uma compra, mesmo tendo sido impactado por eles?

ONDE ESTÃO AS PESSOAS QUE COMPRARÍAM O SEU PRODUTO? O QUE ELAS FAZEM? DO QUE ELAS GOSTAM? POR QUE ELAS SERIAM SUAS CLIENTES?
E A GRANDE DÚVIDA: ELES ESTÃO NAS REDES SOCIAIS?

Não quero aqui te convencer a optar por outros meios ao invés das redes sociais, seja facebook ou qualquer uma delas, apenas deixar claro que existem muitas mídias disponíveis no mercado, e se elas estão ali, certamente impactam um número excelente de pessoas, o que você precisa avaliar é se essas mídias são as ideais para o seu negócio, as que vão impactar o seu público-alvo.

É claro que não se pode ignorar o meio digital e que as redes sociais, afinal, elas dão visibilidade, credibilidade, acesso facilitado ao público… E como diz a máxima: Quem não é visto não e lembrado! Mas como qualquer mídia, as digitais precisam ser exploradas com foco e profissionalismo, com linguagem adequada ao público-alvo e layout atrativo.

A dica do dia é: se você calcular quanto seu negócio perde com uma mídia equivocada e quanto sua empresa deixa de ganhar ao tentar o “DIY das mídias” em detrimento a um bom profissional, certamente entenderá, com números e clareza, qual o melhor caminho para sua empresa.

Pauta do Leitor

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