Fechar

COLUNISTAS

2020, o ano da retomada na construção

Publicado por Arlindo Alves, 09:20 - 22 de January de 2020

Bloco de Imagem

Este título bem que poderia ser uma pergunta mas decidi arriscar e deixá-lo assim como uma afirmação.


Você sabe como funciona o mercado imobiliário e porque ele é tão importante para a construção civil e, consequentemente, para a economia de um país? Tentarei resumir de forma bem superficial, quase que vulgar, este caminho do negócio com base no que tem ocorrido nos últimos meses.


Em São Paulo, capital, a venda de apartamentos disponíveis reduziu o estoque de imóveis no mercado (algo lógico de se deduzir), aumentando assim o espaço para novas obras, ou seja, novos empregos. A grande retomada se baseia, mesmo, na queda dos juros somada a uma inflação estável. Esta junção resultou em financiamentos imobiliários com taxas mais populares, dando mais confiança para famílias e investidores em aplicações de longo prazo.


Este aumento das vagas de emprego resultará no aumento do consumo das famílias, logo, um dos primeiros segmentos da construção civil a se beneficiar deste ‘fenômeno’ será o da autoconstrução e o da reforma, beneficiando assim as vendas de materiais de construção civil.


Percebeu o potencial do que estamos prestes a enfrentar? É uma questão de otimismo ou de economia? É algo natural ou um fenômeno orquestrado pelos grandes bancos? Responda estas perguntas com a sua opinião e compartilhe esta reflexão.


Neste espaço irei escrever sobre o universo da reforma e construção, você tem alguma sugestão? Envie para nós que analisaremos com a maior satisfação.


Até a próxima.

Bloco de Imagem

Bloco de Imagem

O texto é assinado pelo Engenheiro e Arquiteto Arlindo Alves.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo