Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Dicas para ter vasos e floreiras em casa


Por Rosangela Oldemburg , paisagista/designer floral / para coluna 'No Plural' Publicado 08/07/2019 às 19h00 Atualizado 23/02/2023 às 10h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá, vasos e floreiras encantam os ambientes, mas, é preciso uma série de cuidados especiais para mantê-los sempre bonitos e em harmonia com os espaços. Para ajudar nesta tarefa, confira essas dicas!

Esta floreira acima, em especial, foi feita com uma bela palmeira triangular, bromélias fire ball e acreditem: girassóis. Sim girassóis ????

Depois de impermeabilizá-la, foi colocado terra vegetal, húmus e as plantas.

Ao fazer uma floreira, é necessário observar a altura dela e prestar a atenção no tipo de planta a ser colocado, pensando no crescimento de várias raízes, e como vão se adaptar.

É preciso saber quando o sol bate nesta floreira. Todo dia? Só pela manhã? Pela tarde? Vento muito forte? Não tem vento?

Enfim, são detalhes importantíssimos para que suas plantas escolhidas não venham a sofrer ou até mesmo morrer.

O mesmo acontece com vasos: saber aonde vai ficar, que tipo de planta vai dar certo.

No entanto, ao plantar em um vaso, é necessário colocar argila expandida para fazer a drenagem, manta de bidim, e posteriormente a terra e a planta escolhida. Para um acabamento bonito, você pode colocar novamente a manta de bidim sobre essa camada de terra e cobrir com pedrisco, casca de árvore ou até mesmo argila expandida.

A manta de bidim serve para impedir que a terra se misture com a argila e, ao molhar, a terra desça junto.

Além da terra, você pode usar também um substrato composto com princípios para que a planta cresça bonita e saudável. Existem várias marcas no mercado.

Vasos

Se  o vaso for de cerâmica, é bom impermeabilizá-lo com Neutrol para evitar que a cerâmica absorva a umidade. Depois, coloque no fundo do vaso a argila expandida – cerca de 1/4 da sua capacidade.

Na sequência, coloque a manta de bidim, despeje a terra misturada com um bom substrato, insira a espécie no vaso e complete com a terra e substrato. Por fim, cubra a superfície com manta de bidim e faça o acabamento com pedrisco, ou outros materiais como casca de árvore por exemplo.

Regas

Ao regar um vaso, lembre-se de molhar por completo. Deixe acumular um pouco de água até infiltrar totalmente.

É aconselhável que se busque ajuda de um profissional para a execução, seja de vasos, floreiras ou paisagismo. Assim, ele te ajudará a ver tipos de plantas para o ambiente a ser feito com mudas e plantas apropriadas para o mesmo, evitando perdas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Anvisa lança painel para facilitar consulta de preços de medicamentos e identificar abusos


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…

Geral

Por que região entre a Amazônia e os Andes é tão rica em espécies? Estudo busca a resposta


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…


Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em Israel, com a participação de vários cientistas do…