Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Era só mudar de lado, Danilo!


Por Rodrigo Gabriel Matos / Professor, ensaísta e futuro engenheiro químico Publicado 17/04/2019 às 13h50 Atualizado 21/02/2023 às 04h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Recentemente o humorista e apresentador Danilo Gentili foi condenado a quase sete meses de detenção em regime semiaberto por conta de suas piadas que tinham como alvo a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A notícia foi amplamente comentada e debatida nas redes sociais.

É quase certo que ao final esta pena será revertida em serviços comunitários ou em multa indenizatória, mas não deixa de ser um caso bastante icônico. Afinal, o pessoal que vive dizendo que cadeia não resolve e que criminosos são apenas vítimas da sociedade e seu sistema opressor comemorou a sentença que condenava o comediante à prisão. Aliás, a própria Maria do Rosário se inclui nesse meio, e não foi à toa que ganhou a alcunha de “defensora de bandido” por seus discursos e posicionamentos na câmara dos deputados e anteriormente como ministra.

Além do evidente paradoxo de considerar que cadeia não resolve para um criminoso menor de idade, mas é bom para um engraçadinho que ouse ridicularizar um deputado, algumas questões merecem ser analisadas com calma. A primeira delas se refere à liberdade de expressão. Há muito tempo a ação de grupos minoritários com uma agenda nitidamente esquerdista busca minar a liberdade de expressão e criminalizar opiniões, e é por isso que cada vez mais as pessoas têm a impressão de que tudo virou um ismo ou uma fobia, de modo que palavras como racismo, machismo, fascismo, homofobia, xenofobia, etc (a lista é interminável) deixaram de designar problemas sérios para se referir e criminalizar aquilo que é tão somente a opinião de alguém. Hoje já não se pode sequer fazer uma brincadeira sem que um membro da patrulha ideológica do politicamente correto esteja a censurar o que está sendo dito.

É evidente que para tudo existe um limite. As ofensas podem e devem gerar processos e multas, mas é um contrassenso que gere cadeia. A piada do Danilo foi ofensiva, é justo que a senhora que se sentiu ofendida recorra às vias legais e que ele pague os devidos danos morais que a lei estipula. No entanto, quando não há violência ou grave ameaça à pessoa, não há motivo de reclusão.

Os advogados e especialistas em Direito (não é meu caso!), podem argumentar que esta sentença é apenas o cumprimento da lei, e que a condenação para o crime de injúria prevê a detenção, o que é fato.

Mas partindo deste ponto, é possível analisar a questão da falta de critério e da desproporção das condenações de acordo com o posicionamento ideológico de quem ofende. A própria deputada Maria do Rosário não foi condenada por ter chamado Jair Bolsonaro de estuprador, embora este o tenha sido por se referir a ela como vagabunda e por dizer que ela não merecia ser estuprada. Também não me lembro de o ator José de Abreu, cujo melhor papel exercido nos últimos anos foi o de ventríloquo de Lula, ter sido condenado à prisão após cuspir em um casal e chamá-los repetidas vezes de fascistas na internet. Paulo Ghiraldelli, professor esquerdista, também não foi em cana por desejar que Rachel Sheherazade fosse estuprada, e muito menos Mauro Iasi, do Partido Comunista Brasileiro, quando afirmou que todos os conservadores deveriam ser fuzilados.

Mas o monstro do Gentili com suas piadas horrendas, esse sim merece cadeia! Afinal, ele ousou fazer chacota com gente da ilibada classe política nacional. Além disso, ele não faz parte da turminha da esquerda, que prega o amor e a tolerância da boca para fora, e que odeia e não tolera quem pensa diferente. Ele não defende um corrupto a todo custo e também não fica justificando a postura de ditadores sanguinários mundo afora. Ele não diz defender os mais pobres propondo leis que estraguem a economia e aumentem a pobreza, não pensa que o Estado deve controlar todos os aspectos da vida de um cidadão e ainda por cima acha absurdo que paguemos tantos impostos. Tudo isso faz com que ele seja classificado como um maldito sujeito de direita. E como o próprio Danilo tuitou em 2017, “o problema nunca é o que você fala ou faz e sim de que lado você está”.

Era só ter trocado de lado, Danilo, que estava tudo certo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Professor é preso por apologia ao nazismo em Curitiba


A Polícia Civil do Paraná deflagrou uma operação para cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a…


A Polícia Civil do Paraná deflagrou uma operação para cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a…