Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Quanto Vale


Por Elton Tada / Passeio Publicado 18/09/2019 às 20h30 Atualizado 24/02/2023 às 07h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Vou te fazer uma pergunta totalmente retórica. Quanto você vale? E eu realmente não espero que você tenha essa resposta, mas, caso você a tenha, duvido que ela seja condizente com a sua realidade. Em parte, te faço essa pergunta apenas porque meu papel é incomodar. Mas, por outro lado, essa é a pergunta que está na base da sua autoestima. Se você não sabe respondê-la provavelmente tem problemas quanto ao quanto gostar-se e ao quanto odiar-se. Todo mundo tem problemas quanto a isso.

Estou falando de autoestima por um motivo bastante estranho. Não sou Coach e acho até que algumas das pessoas que se dizem Coach deveriam ser indiciadas por charlatanismo. Mas, o que eu acho pouco importa. O que importa é se você sabe qual o seu valor nesse mundo.
Mesmo não te conhecendo posso dizer com certa segurança que você não acha a vida fácil demais. É lógico que viver nos traz uma série de experiências maravilhosas e impagáveis, mas sempre existem algumas dores e dificuldades que marcam a ponto de podermos falar sem drama que viver é um ato de coragem. O que me chama a atenção é que muitos de nós vivemos corajosamente uma vida que simplesmente não existe, é fruto da nossa imaginação.

Vou te dar um exemplo bem simples. Quando você pensa em família não vem uma série de imagens agradáveis na sua mente? Isso acontece porque a idéia de família tem sido intencionalmente construída como algo puro e positivo há muito tempo. Mas, continue pensando em família por alguns minutos e reflita sobre a sua própria família. Logo seu tio mala que se acha o bonzão vai aparecer no pensamento te cobrando alguma coisa. Daí tem seu primo traficante, as violências silenciosas que você sabe que seu pai praticou… Enfim, se você tem um núcleo familiar seu você sabe que só experimenta aquela imagem fofa de família algumas poucas horas por ano. No restante do tempo você tenta entender o que está acontecendo e luta pra manter todo mundo vivo e junto.

Não estou dizendo que você não pode viver uma vida imaginada. Pelo contrário, sou pleno defensor de que você pode viver a vida que quiser. O que estou dizendo é que o tempo é implacável e a vida – a vida de verdade – um dia nos cobra por tudo aquilo que escolhemos viver.

Eu nunca entendi direito por que as pessoas valorizam tanto as férias e a sexta-feira, sendo que os dias são apenas dias e os lugares são apenas lugares. Até que uma hora dessas percebi que o ser humano tem uma incrível dificuldade de valorar o que importa e o que não importa em sua existência. E agora tudo faz sentido e eu posso dizer que realmente apenas um sujeito muito estúpido e medíocre pode inflar seu ego com um carrão, uma casona, uma hipertrofia muscular ou com um bem qualquer.

Como já diria o sábio, seja livre para se amar do jeito que você é – desde que você busque todos os dias o sucesso que você nunca vai ter.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…