Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

No Show Rural, cultivares de mandioca para mesa e indústria


Por Show Rural Coopavel - Especial Publicado 03/02/2020 às 19h00 Atualizado 24/02/2023 às 03h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater mostra no Show Rural as cultivares de mandioca IPR Upira, destinada ao consumo de mesa, e IPR B36, desenvolvida para os produtores que vendem sua produção para a indústria de farinha e de fécula (polvilho).

IPR Upira se destaca pelas características nutritivas. Segundo o Mário Takahashi, pesquisador que desenvolveu a cultivar, as raízes contêm alto teor de carotenoides, substância que é precursora da vitamina A, a mesma que existe na cenoura e é responsável por sua cor alaranjada.

Outro ponto positivo da cultivar é o cozimento rápido, em cerca de 20 minutos – dez a menos do que a média dos materiais disponíveis no mercado.

O ciclo tardio

A colheita se dá cerca de um ano após o plantio – possibilita obter melhor preço, pois, nessa época, a maior parte dos produtores já colheu e vendeu a produção.

Indústria

Lançada no ano passado, a cultivar IPR B36 produz alto teor de amido e é destinada aos agricultores que atendem a indústria de farinha e de fécula. Takahashi também destaca as raízes de casca delgada. “É uma característica que favorece o processamento industrial”, aponta.

IPR é precoce e produtiva – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O porte das plantas, de baixo a médio, facilita os tratos culturais na lavoura.

Outro ponto alto do novo material é o formato das raízes e sua inserção próxima à superfície. “São características que aumentam o rendimento na operação de colheita”, explica Takahashi.

Indicada para plantio direto ou convencional, IPR B36 é tolerante às principais doenças que afetam lavouras de mandioca e não apresenta fitotoxidade aos herbicidas registrados para a cultura. É indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, preferencialmente em terrenos com teor médio de argila inferior a 25%.

GMC

A cobertura da CBN Cascavel e das empresas do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) no evento tem o patrocínio da Sancor Seguros e apoio da Fomento Paraná, Banco de Desenvolvimento da Região Sul do Brasil (BRDE), Univel, Controlsul, Zeni Motors, Biopark e Unimed Cascavel.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Exposição imersiva do Pequeno Príncipe chega a São Paulo em maio; saiba mais informações


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…

Geral

Anvisa lança painel para facilitar consulta de preços de medicamentos e identificar abusos


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…