Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

A polarização política na internet


Por Tiago Valenciano Publicado 07/11/2018 às 11h20 Atualizado 18/02/2023 às 21h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As eleições de 2018 acabaram. Porém, a sensação de quem acessa as redes sociais na internet é que elas não terão fim. Da mesma forma que muitos acusam que o ano de 2013 ainda não terminou – em virtude das manifestações populares e organizadas por grupos específicos, este ano pode também “não acabar”. Tal justificativa está baseada na crescente disputa entre ideologias políticas, cada qual procurando defender o seu lado. Será que esta “polarização” política terá um final feliz?

Um dos pontos positivos da internet nos últimos anos foi trazer à tona o debate político. Ainda que ela tenha transformado o senso comum em verdade absoluta, em opiniões meramente pessoais e com quase nenhum embasamento teórico/prático, precisamos destacar a relevância da discussão sobre a política no mundo virtual. Evidentemente, falar de política é falar de disputa, de problemas diversos, de emissão constante de opiniões sobre diversos temas. E, quando as pessoas emitem opiniões, nem sempre o resultado será o esperado…

Com o debate, a chamada “polarização” política também se consolidou. Não é preciso ser um especialista para verificar que dois grupos estão em disputa constante na rede: a direita e a esquerda, cada qual defendendo sua razão e, ao mesmo tempo, atacando os adversários. No imaginário do eleitor, as últimas eleições presidenciais caminharam para o mesmo rumo, opondo os projetos políticos do PT (no imaginário, à esquerda) e do PSDB/PSL (no imaginário, à direita).

A dúvida é se este constante embate permanecerá para as disputas municipais em 2020 e, neste sentido, quem deverá ocupar os respectivos espaços em cada município. Os indícios parecem claros, vez que o debate entre direita e esquerda continua efervescente nas redes sociais, revelando comportamentos não imaginados, opiniões pouco fundamentadas e, infelizmente, a falta de argumentos convicentes para uma parcela do eleitorado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação