Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Calendário eleitoral em tempos de exceção


Por Zona Livre Publicado 24/03/2020 às 14h50 Atualizado 23/02/2023 às 16h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O VÍRUS
Em uma semana passamos a conviver, em praticamente todo o país, com o coronavírus (Covid-19). Todos os eventos anunciados na coluna da terça-feira passada foram cancelados ou adiados, sem uma data certeza para a sua realização.

MEDIDAS DRÁSTICAS
O governo municipal de Maringá optou por adotar medidas drásticas imediatas, na semana passada, adotando a estratégia do isolamento social. O governo do Estado também adotou medidas severas para tentar conter a velocidade da contaminação.

PRAZOS
Enquanto fazemos a coluna, nesta segunda-feira, estão mantidos os prazos eleitorais para 2020. O mais próximo deles é o prazo de seis meses para as filiações daqueles que desejam ser candidatos.

DIFICULDADE EXTRA
Praticamente todos os partidos ainda trabalham para fechar as suas chapas de pré-candidatos a vereador. Por outro lado, há muitas indefinições entre os pré-candidatos.

AS LISTAS
Os pré-candidatos querem as listas dos partidos. Ocorre que dificilmente estas listas serão as definitivas.

A CONTA CERTA
Para chegar a Câmara, em qualquer partido, será necessário fazer uma boa votação. Quantos votos? Em média um mínimo de 2.500 votos.

A LEGENDA
Além de fazer uma boa votação, o candidato terá que estar em uma chapa capaz de fazer a legenda. Muitos calculam que o partido, para eleger o seu mais votado, terá que somar na chapa pelo menos 12 mil votos.

A MÉDIA
Para alcançar a legenda os 23 candidatos de cada chapa têm que fazer uma média de 525 votos. O mais votado da chapa, para ser eleito, precisa fazer pelo menos 10% do coeficiente eleitoral, neste caso hipotético, 1.200 votos. Mas o coeficiente real pode ser diferente.

ESTRUTURA
Na semana passada o Podemos realizou muitas filiações. O partido tem uma base de pré-candidatos e a meta de eleger dois vereadores.

FORÇA POLÍTICA
O senador Alvaro Dias, que obteve 80% dos votos para o Senado, em 2014, com raízes familiares em Maringá, é uma das forças políticas do Senado, onde o Podemos tem se destacado pela defesa das causas de mudança mais profundas do país.

PROJETO ESTADUAL
Sob a presidência do jovem prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, ao lado de Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães, o Podemos tem um projeto estadual novo e definido para os próximos anos, no Paraná.

TUCANOS
O PSDB também fez filiações na semana passada. O partido quer fechar a sua chapa e participar das eleições deste ano.

AVANTE
No Avante o trabalho por filiações é intenso. Na semana passada também aconteceram filiações.

SEM NÚMERO
Alguns partidos que tinham intenção de participar da eleição para a Câmara, estão com dificuldades de formar uma chapa completa.

VEREADORES
A base do governo municipal na Câmara é formada por pelo menos 10 vereadores. Eles terão que ser acomodados nos partidos que ficarem sob o comando do prefeito e seus aliados, dentre eles o PDT, o MDB e agora a Rede.
Outros partidos também poderão fechar esse grupo de partidos ligados à situação.

COMPLICADOR
A acomodação de vereadores nos partidos da “situação” afugenta pré-candiatos que fazem contas. Os vereadores ingressam nos partidos da situação com um status superior, possibilidade de ter, pelo menos, o apoio “oficial” assegurado.

SOLIDARIEDADE
Em meio a tantos desafios e problemas, três empresas maringaenses estão dando exemplo: A empresa Air Fresh instalou climatizadores de ar nas tendas montadas em frente ao Hospital. Eles trabalham com equipamentos móveis, uma tecnologia útil em empresas e residências. A Lado Avesso confeccionou 172 pijamas hospitalares, no fim de semana, que serão usados na Santa Casa.
Destaco também a F.A.Maringá, que participando do esforço de ajudar ao combate ao Covid-19, adaptou suas máquinas para produzir máscaras de acordo com as normas da ANVISA, com três camadas e proteção SMS, numa capacidade inicial de 1.000 peças por hora.
Há outras empresas, instituições, profissionais e pessoas fazendo ações exemplares e voluntárias. A crise abre espaço para a oportunidade de servir, de ser solidário e praticar o bem. Parabéns a todos que estão fazendo e tentando fazer o seu melhor neste momento em que um ato de solidariedade pode se refletir e multiplicar para centenas e até milhares de pessoas.

FRASE
Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.
Friedrich Engels

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Exposição imersiva do Pequeno Príncipe chega a São Paulo em maio; saiba mais informações


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…

Geral

Anvisa lança painel para facilitar consulta de preços de medicamentos e identificar abusos


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…


Na quarta – feira, 24, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um painel para consulta de preços de…