Fechar

COLUNISTAS

Educação e outros desafios

Publicado por Zona Livre, 13:20 - 20 de maio de 2020

Bloco de Imagem

EDUCAÇÃO
A pandemia, que mostrou a fragilidade e a ineficiência dos sistemas de saúde, também trouxe luz sobre a escuridão dos ultrapassados modelos educacionais do planeta.


BEM PIOR
Se os problemas são graves inclusive em países desenvolvidos, o que dizer no Brasil? O que se percebe é desolador.


DIFERENÇAS
Em uma crise dessas dimensões, as diferenças se acentuam. No caso brasileiro, fica mais visível o atraso do setor público nos sistemas básicos de atenção às pessoas.


DESAFIOS
O sistema educacional público brasileiro tem como desafio o mínimo, que é o seu custeio. As inovações são quase inexistentes. Agora, o velho modelo, terá que ser revisto.


DE CIMA PARA BAIXO
O mais incrível é que as “alternativas” têm sido propostas de cima para baixo, sem ouvir professores, sem pesquisas e estudar a realidade dos estudantes.


SURREAL
As propostas de ensino a distância de alguns governos é patética. Não começa o processo pelos professores e parte do princípio que a maioria das crianças tem computador e internet em casa.


VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO?
A professora Valkíria Trindade criou um espaço na internet com o título “Vamos falar de Educação? Professora Valkíria”. No Facebook, no Instagram e no YouTube o endereço é professoravalkiria.


EXEMPLOS, OPINIÕES E LIVES
A professora publica boas práticas, em outros municípios e países, além de realizar lives com autoridades e especialistas em Educação.
21 de junho, quinta-feira, às 16 horas, no YouTube, live com Maria Inês Fini, presidente do INEP (2016/2018), idealizadora do ENEM, e Marli Fernandes, presidente da Undime-PR e vice-presidente da Undime Região Sul.


CRITIVIDADE x COMPUTADOR
Quando se fala de atividades remotas na educação, sempre se pensa em EaD, com computador e internet. Mas a professora Valkíria cita o exemplo de Juiz de Fora (MG), em que a criatividade e o carinho estão fazendo atendimento remoto sem computador. Lá foi criada a “Caixa Viajante”, contendo materiais pedagógicos, entregue casa por casa.


CARINHO NÃO SUBSTITUI ESFORÇO
O projeto da cidade mineira está conseguindo manter os vínculos com as crianças e famílias, com um investimento pequeno. No entanto, a equipe de professores e da educação está trabalhando muito. Não há inovação e mudança sem esforço, muito esforço. Me parece que é essa atitude coletiva e motivadora que todos precisamos adotar.

Bloco de Imagem

Projeto "Caixa Viajante", em Juiz de Fora, Minas Gerais

OS NÚMEROS NÃO MENTEM
Walter Guerlles me mandou um vídeo feito pelo Paulo da ZY3Radio. Ele pesquisou e mostra, direto dos sites oficiais do governo e outros sites de organismos internacionais, os números e as estatísticas sobre mortes, no Brasil e no mundo.
Fica difícil entender o pânico que se criou em relação ao coronavírus. Há outras causas mais importantes de mortes, que continuam acontecendo. E mais, pelas estatísticas do país, teremos o pico nos meses de junho e julho. https://youtu.be/HBG6dYq0AB0


LEITOS NO HUM
O Hospital Universitário Regional de Maringá internou o primeiro paciente na ala nova. Dos 20 leitos UTI já montados, 10 estão prontos. Os outros 10 devem estar disponíveis em breve. Excelente notícia.


VACINA
Há pelo menos oito iniciativas de desenvolvimento de vacinas contra o SARS-cov-2 em andamento. Mas o desafio é grande – qualquer vacina precisa passar muitos testes pré-clinicos e clínicos (isto é, com humanos) antes de ser fornecida à população.


EM TESTES
A empresa Moderna, de Cambridge, Massachusetts, foi a primeira a anunciar o início de testes clínicos, em humanos. Com a divulgação de alguns dos resultados, as suas ações subiram 12% em uma semana.


COOPERCARD AGORA SERÁ TIKET
O Grupo Edenred, controlador da Tiket, comprou a carteira da CooperCard. Com 40 anos, o grupo comemora o que chama de consolidação da sua presença no Paraná.


PARANÁ
Em nota, o Grupo Edenred afirma que o Paraná, com 11 milhões de habitantes, é um dos estados mais populosos e dinâmicos do país.


GOVERNADOR
Em longa entrevista à RPC, ontem, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez um relatório do enfrentamento à pandemia e falou de planos para a retomada.


INFRAESTRUTURA
Uma das suas metas será intensificar investimentos em indraestrutura, o que pode gerar milhares de postos de trabalho.


MICROEMPRESAS
As microempresas continuam sem crédito. O Pronampe, programa nacional de ajuda aos pequenos negócios, aguarda definições da equipe econômica.
A situação da maioria das microempresas, mais de 90% dos CNPJs do país, que assinava mais de 50% das carteiras de trabalho, é desesperadora.


FRASE
"Mexam-se e ajudem as cidades, que é onde as pessoas vivem".
Rafael Greca, prefeito de Curitiba"


 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo