Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Momento potencializa a incompetência


Por Zona Livre Publicado 31/03/2020 às 13h50 Atualizado 23/02/2023 às 14h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Confesso que gostaria de estar escrevendo sobre coisas boas e positivas. No entanto, este momento potencializa a incompetência. Em plena crise com o coronavírus, a falta de planejamento e a incompetência sobressaem. 

VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra o vírus “Influenza”, o H1N1, deveria ter começado no dia 23 de março, para idosos, em Maringá. Mas para pessoas com mais de 60 anos foi atrasada para os dias 28 e 29, sábado e domingo.

DESASTRE
Foi montado um esquema de vacinação tipo drive thru, na catedral, e em mais dois pontos. A fila de carros na catedral ficou enorme e as vacinas acabaram na metade da manhã de sábado.

CONTRAMÃO
Idosos ficaram horas nos carros, em também em frente a locais de vacinação. Em outros postos, da mesma forma, foi grande a procura por informações, sem sucesso.

LAMENTÁVEL
Realmente parece inacreditável que uma campanha de vacinação, postergada em cinco dias, terminou sem a vacinação de todos os idosos. Lamentável.

MANDAGUAÇU
Ontem, Mandaguaçu realizou uma vacinação em drive thru que funcionou perfeitamente. Não há segredo, é só planejar com eficiência.

NOTÍCIAS FALSAS
Impressionante a quantidade de notícias falsas publicadas no WhatsApp e redes sociais. Áudios forjados, vídeos, notícias. Muitas pessoas simplesmente não checam, não verificam a origem das notícias, simplesmente saem compartilhando.

GOLPES
Outro problema na internet são os golpes, especialmente via WhatsApp e e-mails. Oferecendo crédito para pessoas negativadas, informações sobre quem tem direito a benefícios do governo. Não acesse nada que você não conhece do seu computador ou celular. Não instale aplicativos sem saber a origem.

NÃO FAÇA!
Na dúvida não compartilhe, não clique no link, não compartilhe notícias, não instale aplicativos.

ISOLAMENTO X ATIVIDADE ECONÔMICA
O debate sobre o isolamento e os seus tipos, total ou parcial, tomou conta do país. A volta ao trabalho ganhou o apoio do presidente Bolsonaro, enquanto o isolamento social continua sendo recomendado pelo Ministério da Saúde.

GRAVE
Parece não haver dúvida de que a situação é grave e exige isolamento social mais amplo. Entretanto, em Maringá a paralisação das empresas foi muito maior do que o determinado nas portarias do governo do Paraná ou do município de Curitiba, por exemplo.

FLEXIBILIZAÇÃO
Quem pode ficar em casa, deve ficar. Mas até para que um número maior de pessoas possa parar são necessários serviços e empresas como panificadoras, açougues, minimercados, frutarias, lojas de conveniências em postos de combustíveis, serviços médicos e veterinários (em geral), indústrias (em geral), oficinas e borracharias (para atendimentos de emergência), construção civil (em geral).

SEM LÓGICA
Concentrar o atendimento em supermercados, fechando outros estabelecimentos como panificadoras e açougues, contribui para aglomerar mais gentes nos mercados. Além disso, a medida causa ainda mais prejuízo a muitas empresas, que poderiam ser preservadas e ajudar a população e a manter outros serviços essenciais.

COLAPSO
Parece claro que se não houver um planejamento e uma flexibilização em Maringá, um cronograma, setores essenciais poderão ter graves problemas para continuarem funcionando.

NACIONAL
Na semana passada Maringá foi citada pelo presidente Bolsonaro, na Jovem Pan de São Paulo e de Curitiba, e também na Folha de São Paulo. Em todos os casos, de forma negativa.

CONSENSOS
O momento é grave, desafiador, e fica ainda pior quando falta diálogo, bom senso e construção de consensos.

CÂMARA
O presidente da Câmara de Maringá esteve reunido com os vereadores, ontem à tarde. Na pauta, vários assuntos, dentre eles o reajuste de salários.

FUNDO MUNICIPAL
Uma das ideias debatidas pelos vereadores foi a criação de um fundo municipal com doações destinadas a despesas com o coronavírus. O reajuste salarial seria a primeira doação para este fundo.

SOLUÇÕES
O vereador Jean Marques propôs a criação de uma comissão especial de vereadores para estudar, propor e acompanhar a crise provocada pelo Covid-19.

CONJUNTO
O vereador Sidnei Telles também deverá estar na comissão proposta por Jean Marques. Eles, em ação conjunta de todos os vereadores, vão buscar, junto ao Poder Executivo, prorrogações de benefícios (Refis), prazos para impostos e outras medidas importantes para os contribuintes maringaenses.

FRASE
Trabalhe duro e em silêncio.
Deixe que seu sucesso faça o barulho.
Dale Carnegie

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…