Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Romagnole, 57 anos


Por Zona Livre Publicado 13/02/2019 às 18h00 Atualizado 20/02/2023 às 01h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Grupo Romagnole, fabricante de produtos para o setor elétrico, completa nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, 57 anos de fundação. Sediada em Mandaguari, interior do Paraná, e com unidades industriais em outros quatro estados brasileiros, a companhia comemora o aniversário anunciando investimentos e uma meta arrojada de crescimento para 2019.
De acordo com o presidente, Alexandre Romagnole, a previsão é de que este ano a organização cresça 24%. Segundo o executivo, o otimismo do mercado em relação à recuperação econômica do país e a retomada dos investimentos feitos pelas concessionárias de energia visando a manutenção e a modernização de suas redes elétricas estão gerando uma demanda crescente pelos produtos que são fabricados e comercializados pelas empresas do Grupo.
Além do setor elétrico, para o qual a companhia oferece transformadores, ferragens eletrotécnicas, postes de concreto, cabos e acessórios para redes de distribuição de energia, estruturas para geração de energia solar, equipamentos e acessórios para entrada de energia e para instalações industriais, o Grupo possui ainda um empresa que atua no fornecimento de concreto usinado para o mercado regional da construção civil.
O presidente destaca que há tempos a Romagnole vinha se preparando para este momento no qual a crise que afetou o país começa se dissipar e por isso a organização está pronta para aproveitar as oportunidades que começam a surgir. Ele lembra que nos últimos anos a empresa realizou diversas melhorias em suas fábricas, investiu na qualificação da mão de obra, aperfeiçoou diversos itens do seu portfólio e lançou novas linhas de produtos para atuar em segmentos do setor elétrico que ainda não eram explorados.
O presidente também anunciou que no decorrer de 2019 devem ser investidos cerca de R$ 25 milhões na ampliação, automação e robotização do parque fabril. Com esses investimentos a companhia busca ampliar o volume de produção e ganhar mais competitividade, tanto no mercado interno quando no exterior. Atualmente cerca de 10% da produção é destinada à exportação, percentual que deve subir após a implantação dessas melhorias.
Tecnologia
O investimento em pesquisas com o objetivo de tornar os produtos da marca cada vez mais tecnológicos é outro ponto para o qual Alexandre Romagnole chama a atenção. Ele explica que a modernização das redes elétricas, com a incorporação da eletrônica e recursos de comunicação nesses sistemas, exige dos fabricantes soluções para demandas e problemas que antes não existiam. Segundo ele, a Romagnole está atenta à essa questão e tem buscado no mundo todo as referências para aprimorar aquilo que já fabrica e desenvolver novos produtos.

Grupo Romagnole em números:
2009 colaboradores;
5 unidades industriais de artefatos de concreto – Mandaguari (PR), Pindamonhangaba e Itápolis (SP), Itaboraí (RJ), Cuiabá (MT) e Portão (RS);
2 unidades industriais de ferragens eletrotécnicas e estruturas para painéis fotovoltaicos – Mandaguari (PR);
1 indústria de transformadores elétricos – Mandaguari (PR);
1 unidade de montagem de cabines de entrada, medição, proteção e seccionamento de energia – Mandaguari (PR);
1 distribuidora de produtos elétricos (Onix Distribuibora) – Mandaguari (PR)
1 indústria de concreto para construção civil (Concrefort) – Mandaguari (PR)
R$ 683 milhões foi o faturamento do Grupo em 2018

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…

Geral

‘Tem professor que fala: ChatGPT, melhora essa aula para mim’, diz secretário de SP


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…