Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Defesa de Vorcaro diz que venda do Master à Fictor e viagem a Dubai foram comunicadas ao BC –


Por Agência Estado Publicado 25/11/2025 às 20h10
Ouvir: 00:00

A defesa de Daniel Vorcaro afirma, por meio de nota, que a venda do Banco Master à Fictor e a viagem de Vorcaro a Dubai haviam sido comunicadas ao diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, em uma reunião por videoconferência em 17 de novembro, mesmo dia em que o banqueiro foi preso. Documentos que seriam da autoridade monetária foram disponibilizados pelos advogados para corroborar a versão.

“Assim, ficam absolutamente afastadas as especulações de tentativa de fuga de Daniel Vorcaro, que, na verdade, buscava – e continuará buscando – soluções de mercado hígidas para o Conglomerado Master, com boa-fé, transparência e deferência ao regulador”, diz a nota da defesa.

Em um ofício datado desta terça-feira, 25, o chefe-adjunto do departamento de supervisão bancária (submetido à Diretoria de Fiscalização), Paulo Sérgio Neves de Souza, relata que Vorcaro tratou, na reunião, sobre a busca de uma “solução de mercado” para o Master. Segundo o texto, o banqueiro teria informado que trabalhava para alienar o grupo em três partes, para três diferentes investidores.

“Vorcaro informou ter sido essa a motivação para ter solicitado a antecipação da audiência agendada para o dia 19 de novembro de 2025, pois pretendia divulgar, até o final do dia 17 de novembro de 2025, a venda do Banco Master S.A. para um grupo de investidores nacional, e que viajaria a Dubai, nos Emirados Árabes, naquele mesmo dia, para a assinatura do contrato e anúncio da operação com o grupo de investidores estrangeiro que também passariam a integrar o novo bloco acionário da instituição”, diz o texto.

Daniel Vorcaro foi preso na noite de segunda-feira, 17, mesmo dia da reunião. Ele foi detido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, enquanto tentava deixar o País, rumo a Dubai, horas após o anúncio de que a Fictor e um grupo de investidores árabes estaria interessado em comprar o banco.

Segundo o documento, o banqueiro teria informado que, na mesma tarde, iria fazer uma reunião por videoconferência com representantes do Departamento de Organização do Sistema Financeiro para informar que o contrato de intenção de compra e venda seria protocolado no BC. “Por fim, informou que esperava assinar o contrato de alienação da Will Financeira no dia 18 de novembro de 2025, e que estava trabalhando para anunciar até o final da semana a venda do Banco Master de Investimentos”, diz.

Em outro ofício disponibilizado, o chefe do departamento de supervisão bancária, Belline Santana, diz não ter considerações ou informações a acrescentar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad diz que aporte aos Correios ‘não está decidido’ e valor seria menor que R$ 6 bilhões


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 8, que o Tesouro Nacional segue encarregado do plano de reestruturação…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 8, que o Tesouro Nacional segue encarregado do plano de reestruturação…

Economia

Lula diz que ‘salário e jornada decentes’ é o que vai ‘fazer as pessoas trabalharem’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira, 8, que empresários ofereçam vagas de trabalho com melhores salários…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira, 8, que empresários ofereçam vagas de trabalho com melhores salários…

Economia

Bolsas de NY fecham em queda, de olho em movimentações corporativas


As bolsas de Nova York fecharam a sessão desta segunda-feira, 08, em queda, com investidores cautelosos antes do início da…


As bolsas de Nova York fecharam a sessão desta segunda-feira, 08, em queda, com investidores cautelosos antes do início da…