Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Lula promete para o Dia da Mulher lei de igualdade salarial entre gêneros


Por Agência Estado Publicado 28/02/2023 às 16h04
Ouvir: 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, em 8 de março, comemorado o Dia da Mulher, o governo irá apresentar uma lei de igualdade salarial de gênero para homens e mulheres que exercem a mesma função. A medida é uma promessa de campanha que favoreceu o apoio da então candidata e agora ministra do Planejamento, Simone Tebet, ao candidato petista à cadeira presidencial.

“Finalmente, Simone Tebet, agora, no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar, definitivamente, a tal da lei que vai garantir que a mulher, definitivamente, receba o salário igual ao homem se ela exercer a mesma função”, declarou Lula, direcionando a fala à ministra. As falas ocorreram em discurso de evento de reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira, 28. Após o anúncio, Tebet, presente no evento, aplaudiu o presidente de pé.

“Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que existe, mas tem tantas nuances que tudo é feito para a mulher não ter o direito. Ou seja, então é preciso fazer uma lei que diga que a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função. E pronto, não tem vírgula”, enfatizou. “E é obrigado: se não pagar, vai ter que ter alguém para fiscalizar”, citando o Ministério do Trabalho e Emprego e o ministro da Pasta, Luiz Marinho.

Durante a fala, o presidente também fez referência ao ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a implementação de escolas de tempo integral no Brasil, promessa de campanha. “Espero que o Camilo consiga logo começar a implantar escola de tempo integral neste país porque é uma necessidade vital para o nosso jovem se formar adequadamente”, disse.

O chefe do Executivo disse que, nesta quinta-feira, 2, o governo irá lançar o novo Bolsa Família.

Violência

Ao falar sobre as periferias, Lula afirmou que não é só a presença da Polícia que vai “resolver” a violência nas áreas. “Muitas vezes, a Polícia é a causa da violência. A violência, muitas vezes, é a falta do Estado na periferia”, declarou. Voltando-se ao ministro da Justiça, Flávio Dino, presente no evento, ele disse para se discutir, “quem sabe”, uma nova política de segurança pública para o País.

“Não é uma coisa a se discutir imediatamente não. Mas, ou nós começamos a discutir agora, ou ela nunca vai acontecer”, comentou o presidente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Economia

População ocupada soma 102,517 milhões no trimestre até agosto, número recorde, diz IBGE


O País registrou um recorde de 102,517 milhões de trabalhadores ocupados no trimestre terminado em agosto, segundo os dados da…


O País registrou um recorde de 102,517 milhões de trabalhadores ocupados no trimestre terminado em agosto, segundo os dados da…

Economia

Confiança de serviços cai 0,8 ponto em setembro ante agosto, para 93,8 pontos, diz FGV


O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,8 ponto na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste…


O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,8 ponto na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste…

Economia

Taxa de desemprego é a menor para trimestres até agosto em toda a série histórica, afirma IBGE


A taxa de desocupação de 6,6% registrada no trimestre terminado em agosto de 2024 foi o menor resultado para esse…


A taxa de desocupação de 6,6% registrada no trimestre terminado em agosto de 2024 foi o menor resultado para esse…