Após boas campanhas em 2024, Maringá Seleto pensa na próxima temporada
Foi um ano marcado por boas campanhas e os desafios para 2025 se aproximam. Pelo segundo ano consecutivo, o Marigá Seleto, time de futsal feminino de Maringá alcançou a final do Campeonato Paranaense Série Prata. Dessa vez, as meninas ficaram em segundo lugar, perdendo a decisão para o Colombo/CEP em duelo disputado entre as duas equipes.
Apesar do resultado, o técnico da equipe, Edson ‘Lambari’, avalia positivamente o desempenho: “Esse ano foi muito proveitoso, nós conseguimos atingir nosso objetivo principal que era chegar na final do Paranaense”.
O resultado do Maringá Seleto foi construído ao longo de um ano de muito trabalho. Em janeiro, o time recebeu reforços, apesar de 70% do plantel campeão paranaense em 2023 ter continuado na equipe. Em Fevereiro, foram realizados trabalhos físicos e de fortalecimento, para que as atletas não se lesionem ao longo da temporada e março começaram os trabalhos táticos.
Maringá Seleto na Série Prata 2024
A estreia do Maringá Seleto no Campeonato Paranaense foi em abril contra o Arapongas. As meninas começaram o campeonato com o pé direito em uma bela virada em cima das donas da casa. O time da Cidade Canção começou perdendo o jogo, mas conseguiu a virada utilizando o recurso do goleiro-linha e venceu por 5 a 4.
A equipe também teve alguns tropeços, que foram transformados em ensinamentos. Na fase de grupos, as meninas do Maringá sofreram derrotas para o Colombo e o Umuarama. Resultados que classificaram o Maringá Seleto em terceiro lugar para o mata-mata.
Nas quartas de final, o time enfrentou o Guarapuava em um confronto apontado pelo técnico como o melhor desempenho da equipe no campeonato. “Começamos perdendo por 3 a 0, jogando na casa das adversárias, mas conseguimos ter a calma para empatar o jogo e quase virar no final.” No confronto em casa, as meninas do Maringá Seleto venceram o time do oeste.
A semifinal foi contra um velho conhecido, o Chopinzinho. No ano passado, o Maringá foi campeão da Série Prata, vencendo o time por 3 a 2. Novamente, as jogadoras da Cidade Canção venceram as adversárias e conseguiram a vaga para a final.
Na decisão, o Maringá Seleto foi derrotado por 5 a 2 pelo time do Colombo/CEP, no ginásio Célia Ceccon. Mesmo com o resultado, a equipe mostrou equilíbrio ao abrir o placar no primeiro tempo e empatar no segundo, antes do time da casa assegurar o título com os gols nos minutos finais.
Jogos Abertos do Paraná
As meninas do Maringá Seleto também tiveram bom desempenho na primeira divisão dos Jogos Abertos do Paraná (Japs). A equipe se classificou em primeiro lugar na fase de grupos e avançou até as semifinais.
Na disputa do terceiro lugar, o Maringá Seleto amargou mais uma derrota, porém Edson ‘Lambari’ ressaltou o orgulho que tem pelas jogadoras ao chegarem tão longe em ambos campeonatos.
Próxima temporada
Apesar dos bons resultados, o futuro do Maringá Seleto ainda é incerto. Parte da receita do time vem por meio do Programa de Incentivo ao Esporte de Maringá. Segundo o técnico da equipe, existe um período de dúvida quando acontece uma mudança na gestão municipal. “A gente não sabe se os investimentos no time vão continuar.”
Mesmo assim, ele acredita que nos últimos anos a equipe ajudou a promover o nome de Maringá no cenário esportivo e afirma que a presença em duas finais consecutivas é o reflexo de um trabalho sério e dedicado por parte do time. “O esporte é o caminho de tudo, da saúde, da educação. É o caminho daqueles que, mesmo sem esperança, encontram um norte. As pessoas têm que valorizar o esporte e olhar mais para o poder dele de mudar vidas”, comenta o técnico ‘Lambari’.