Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

‘Meu Campinho’ homenageia Romoaldo e terá torneio de inauguração


Por Redação GMC Online Publicado 11/03/2020 às 17h04 Atualizado 23/02/2023 às 19h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Museu Esportivo de Maringá promoverá um torneio de inauguração do Complexo de Esporte e Lazer no Conjunto Guaiapó, o “Meu Campinho”, que receberá o nome de “Romoaldo Barbosa”. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, às 19h. O campeonato contará com quatro equipes, formadas por atletas de idade acima de 50 anos.

Homenageado nesta quinta, Romoaldo Barbosa, ou popularmente ‘Roma’, como era conhecido, foi colaborador do Museu Esportivo e um entusiasta do projeto de resgate e preservação da história esportiva, vindo a falecer em 2018, aos 71 anos. Em sua maioria, os jogadores que estarão na quadra do Meu Campinho nesta quinta-feira foram amigos do Roma, alguns atuaram com ele no futsal e no futebol amador nas décadas de 1960, 70 e 80.

50 amigos do Museu Esportivo de Maringá, incluindo Fábio Barbosa, filho de Romoaldo marcaram presença. Desses, mais de 30 com idade acima de 60 anos atuam no time de veteranos do projeto.

“Nós, amigos do Roma, agradecemos ao poder público municipal, Legislativo e Executivo, por esta justa homenagem. Roma foi um craque no futebol e no futsal e, acima de tudo foi um grande amigo. Escolhemos os nomes das equipes “Barnabé” e “Prosdócimo”, além de “Zé Roma” e “Barbosa” porque ele foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá e por ter jogado naquele grande time de futebol de salão da Prosdócimo nos anos 1960 e 70”, afirmou o diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula.

O “Meu Campinho” é um projeto do governo do Estado em parceria com as prefeituras das cidades paranaenses. Em Maringá, 14 unidades foram inauguradas até o momento, com a previsão de chegar a 19 até o final do ano.

Homenagem

O vereador Mário Hossokawa, presidente da Câmara de Maringá, é autor do projeto de lei que homenageia Romoaldo Barbosa denominando o Complexo de Esporte e Lazer no Conjunto Residencial Guaiapó. O Meu Campinho daquele bairro ficará localizado em espaço entre as Ruas Libertador San Martin, Pioneiro Antônio Alves Munhoz e Jorge Luiz Formighieri Totti.

Conhecido como Roma pelos amigos, Romoaldo Barbosa nasceu no dia 8 de janeiro de 1947, no então distrito de Maringá, e registrado no município de Mandaguari. Casado com Ilsa Maria Barbosa em 16 de fevereiro de 1974, foi pai de quatro filhos e avô de cinco netas.

Aluno da Escola Normal Ginasial Estadual “Vital Brasil”, já nos anos 1960 Roma começou a se destacar nas competições esportivas, vindo a representar como atleta de futsal o estabelecimento de ensino em jogos abertos e campeonatos internos.

Morador de Maringá a vida toda, foi membro do Conselho Deliberativo do Grupo “O Canibal” (Política Estudantil) e iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Maringá logo no início de sua trajetória profissional.

Entre os anos de 1965 e 1967, destacou-se também no futebol de campo, disputando todas as competições oficiais e internas da Associação Barnabé Clube pela Prefeitura de Maringá.

Roma foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM) em 1967, o qual foi presidente durante a gestão de 1978 a 1981, contribuindo com a conquista das instalações da sede social da AFMM.

Fez questão de ajudar também a Prefeitura a fundar a sua primeira equipe de futsal, realizando durante décadas um trabalho em prol dos esportes e também das obras públicas de maneira geral em nosso município, nunca tendo deixado de lado a paixão pelo futebol.

Jogador da seleção de Maringá e dos mais importantes clubes da cidade, Roma teve uma vida cercada por competições esportivas e centenas de conquistas, medalhas e troféus. Romoaldo Barbosa sofreu aneurisma cerebral, vindo a falecer no dia 12 de abril de 2018, aos 71 anos de idade.
(Assessorias MEM e CMM)

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação