Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Relembre grandes contratações do futebol brasileiro na última década


Por Victor Ramalho Publicado 13/02/2020 às 18h15 Atualizado 24/02/2023 às 01h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Recentemente, o Botafogo anunciou o meia japonês Keisuke Honda, ex-Milan, CSKA Moscou e que disputou três Copas do Mundo. A contratação causou ‘barulho’ no futebol brasileiro, porém, é apenas mais um exemplo das inúmeras aquisições de impacto dos times nacionais nos últimos anos.

Na última década, vários jogadores de renome vieram atuar no Brasil. Chegou a hora de relembrar alguns deles! Confira:

Ronaldo ‘Fenômeno’

Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, Ronaldo vivia um momento conturbado, com uma série de lesões no futebol italiano. No fim de 2008, após deixar o Milan-ITA, retornou ao Brasil para tratar uma lesão no joelho e manteve a forma física no Flamengo. 

Surpreendentemente, no entanto, o jogador foi anunciado pelo Corinthians, se tornando o astro principal de uma série de ações de marketing e principal responsável pela retomada alvinegra, após o retorno à Série A, em 2009. 

Claro que as constribuições do fenômeno não ficaram apenas em propaganda. Em campo, foram 35 gols em 69 jogos e os títulos paulista e da Copa do Brasil em 2009.

Adriano ‘Imperador’

Não foi só o ‘Fenômeno’ que retornou as raízes brasileiras em 2009. O Flamengo também se mexeu e trouxe de volta o herói da Copa América de 2004 e uma das principais revelações rubro-negras no século. Adriano deixou a Itália após ganhar praticamente tudo pela Internazionale, formando um lendário ataque ao lado de Ibrahimovic. 

No Rio de Janeiro, o ‘Imperador’ foi o principal responsável, ao lado de Petkovic, pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2009, uma das maiores viradas da história da competição.

Robinho

Revelado na safra de ‘Meninos da Vila’ em 2002, Robinho retornou à Vila Belmiro, em 2010, por empréstimo junto ao Manchester City. Insatisfeito na Inglaterra, o ‘Pedalada’ escolheu voltar ao Peixe por conta da identificação com o clube, visando uma vaga na Seleção que disputaria a Copa do Mundo da África do Sul.

No time paulista, foram 2 títulos memoráveis naquele ano, com o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, guiando os garotos Neymar, André e Paulo Henrique Ganso, que acabavam de surgir. Após 22 jogos e 11 gols marcados, garantiu vaga na Copa do Mundo e retornou à Europa, para defender o Milan.

Deco

O meia brasileiro deixou o país muito cedo, e fez carreira no futebol português, chegando inclusive a se naturalizar lusitano. Em Portugal, teve destaque defendo o Porto, onde inclusive foi campeão da Liga dos Campeões em 2004.

Após defender ainda Barcelona e Chelsea, voltou ao Brasil em 2010, aos 33 anos, para defender o Fluminense. Apesar da idade, Deco ainda tinha um trato refinado com a bola nos pés, conquistando os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012.

Se despediu dos gramados em 2013, aos 36 anos, ainda defendendo o Tricolor Carioca.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho encantou o mundo pelos gramados europeus, com a intimidade que tratava a bola e facilidade com que fazia lances de efeito. Insatisfeito com o banco de reservas em sua última temporada pelo Milan, ele decidiu que havia chegado a hora de retornar ao Brasil. 

Grêmio e Palmeiras apareceram como prováveis destinos; o Tricolor Gaúcho, inclusive chegou a preparar uma festa de apresentação no antigo Estádio Olímpico. No entanto, em 10 de janeiro de 2011, o Gaúcho foi apresentado pelo Flamengo.

No entanto, sua passagem pelo Rio de Janeiro foi curta, com a conquista apenas do Campeonato Carioca daquele ano. Mas o estrelato de Ronaldinho pelo clube da gávea foi uma grande atração para os torcedores.

Clarence Seedorf

Apesar dos insucessos e da crise financeira, a gestão do presidente Mauricio Assumpção no Botafogo também teve momentos de euforia. Após assumir o mandato, o mandatário chegou a dizer que, durante sua gestão, iria trazer um craque de “fechar aeroporto”. O alvo escolhido foi o meia holandês Clarence Seedorf. 

Casado com uma brasileira, o jogador se sentia em casa no Rio de Janeiro. Em 2012, aos 36 anos, assinou contrato de duas temporadas com o time da estrela solitária. 

No time carioca, conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio de 2013. Deixou o clube no ano seguinte, em meio a desentendimentos com a diretoria e atrasos salariais.

Diego Forlán

Melhor jogador e artilheiro da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, Diego Forlán teve passagens de destaque pelo Atlético de Madrid e Internazionale de Milão. Em 2012, o uruguaio de 33 anos decidiu se aventurar em terras brasileiras para defender o Internacional de Porto Alegre.

Com direito a recepção de gala, com mais de 3 mil colorados no Aeroporto Salgado Filho, assinou vínculo de 3 anos com o clube gaúcho.

No Brasil, foram 55 jogos e 22 gols em 2 anos, e o título do Campeonato Gaúcho em 2013.

Kaká

Durou pouco menos de 6 meses, mas o sonho do torcedor são paulino em ver Kaká de volta ao Morumbi se concretizou, em 2014. Melhor do mundo em 2007, o meia foi emprestado ao São Paulo após ser contratado pelo Orlando City, dos Estados Unidos. 

Aos 32 anos, o meia foi apresentado no dia 6 de julho, e a contratação mudou completamente os rumos do tricolor na temporada. Após sua chegada, o time teve uma arrancada e brigou, ponto a ponto, pelo título brasileiro de 2014, que acabou não se concretizando. 

Após o fim da competição, o atleta embarcou para fazer sua estréia pelo time norte-americano na MLS.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação