Maringaenses conquistam títulos mundiais no arco e flecha

Três jovens atletas da Associação Maringaense de Arco e Flecha (AMAF) representaram o Brasil com destaque no Campeonato Mundial Indoor de Arco e Flecha, realizado em Santa Clara del Mar, na Argentina. Entre arqueiros de mais de dez países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Chile, África do Sul e Áustria, a equipe maringaense brilhou e colocou o nome da cidade no topo do pódio mundial.
Miguel Arcanjo Trossini, de 19 anos, conquistou o bicampeonato mundial consecutivo na categoria Young Adult BBR (Sub-20) e quebrou novamente o recorde sul-americano; Gustavo Teruo Hayakawa Biscalquim, de 16 anos, estreante em competições internacionais, foi campeão mundial na categoria Juvenil Masculino BBR (Sub-17) e também bateu o recorde sul-americano e Raquel Kaori Yokoyama, de 15 anos, ficou com o vice-campeonato mundial na categoria Juvenil Feminino BBR (Sub-17), em sua primeira disputa fora do Brasil.

O técnico Júnior Trossini, que acompanha os jovens desde o início da trajetória esportiva, destacou o feito histórico. “Na delegação brasileira, Maringá teve três atletas, e todos subiram ao pódio. O Miguel já havia sido campeão mundial em 2023, na Inglaterra, e agora conquistou o bicampeonato com novo recorde sul-americano. O Gustavo e a Raquel participaram do mundial pela primeira vez e já voltaram com ouro e prata”, conta o treinador.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Gustavo Teruo, campeão mundial e recordista, lembra da experiência internacional com entusiasmo. “Foi muito massa a competição em si. Conhecer pessoas novas, países novos, culturas novas… Comecei no esporte com o projeto DespertArco. Sempre esperamos o primeiro lugar, mas quando ele vem de verdade, é uma surpresa boa demais”, conta o jovem arqueiro.
Raquel Kaori, vice-campeã mundial, também celebra o desempenho e já mira novos desafios. “O Mundial foi muito emocionante, meu primeiro campeonato internacional. Houve dificuldade sim, como vencer a ansiedade e o nervosismo para manter a concentração. Foram três dias de prova. Eu obtive um resultado muito bom, recebendo a medalha de prata. A expectativa agora é treinar bastante e em 2027 conquistar o ouro nos Estados Unidos”, afirma a atleta de 15 anos.

Veterano entre os jovens, Miguel Arcanjo Trossini, 19, pratica arco e flecha desde os 11 anos e soma títulos nacionais e internacionais. “Eu comecei por influência do meu pai. Disparar a primeira flecha foi algo emocionante, uma sensação que nunca esqueci. O mundial da Argentina foi muito disputado. O coração começa a bater mais rápido, o psicológico já começa a ficar meio aguçado. Eu pensava isso: eu não posso falhar. Eu tenho que dar tudo de mim agora aqui pra eu poder levar o título pra casa. E foi um pouco acirrado, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui voltar para casa com mais um título mundial e um recorde sul-americano na conta”, conta o bicampeão.
Miguel e Gustavo já têm foco em outra competição: dia 29 de novembro eles vão para São Paulo participar da final do Vegas Shoot, um desafio nacional que também dá vaga para um torneio internacional em Las Vegas
De um quintal ao pódio mundial
A Associação Maringaense de Arco e Flecha foi fundada em agosto de 2014. Segundo o presidente Celso Menegatti, o grupo começou a treinar “no fundo de um quintal, no meio do mato”. “A gente carpia o terreno num fim de semana e treinava no outro. Depois conseguimos um espaço em uma fábrica, e mais tarde em uma escola estadual. Só em 2019 a prefeitura nos acolheu no Parque do Japão”, relembra.
O crescimento da associação veio acompanhado de conquistas. Em 2023, a AMAF levou seis atletas ao Mundial na Inglaterra e voltou com seis medalhas — entre campeões, vices e terceiro lugar. “A partir daí, passamos a receber apoio da prefeitura e criamos o projeto DespertArco, que inicia crianças e adolescentes no esporte. Hoje temos turmas de 10 a 17 anos com treinamento gratuito, uniformes e equipamentos fornecidos pela associação”, explica Celso.
Os treinos do projeto ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h, na Rua Almerinda Silveira Coelho, 1501, no Jardim Itatiaia. Novas inscrições serão abertas em janeiro, pela página da AMAF no Facebook.
