Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Ciclista do Clube Maringaense dá show com 3 ouros no Brasileiro júnior


Por Chrystian Iglecias Publicado 15/07/2019 às 19h25 Atualizado 23/02/2023 às 12h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Terminou no final de semana, em Maringá, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista e Estrada Júnior. Com provas no velódromo da Vila Olímpica e no Parque Tecnológico, a competição, que durou uma semana, contou com 200 atletas de 15 equipes. O Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) conquistou 10 medalhas.

Em conversa com o portal GMC Online, o técnico do CMC, Carlos Martinelli, avaliou os resultados da equipe como satisfatórios. “10 medalhas, cinco de ouro, três de prata e duas de bronze, com um grupo bem inexperiente, onde poucos já tinham participado de um campeonato nacional. O mais bacana é ver essa situação igual a do Arthur (Almenara) e da Amanda (Kunkel), que começaram comigo ainda garotinhos, bem novos, e participaram do último campeonato de base deles”, afirmou.

O principal destaque da equipe da casa foi o jovem ciclista Gustavo Rocha, de 16 anos, que disputa na categoria juvenil (de 15 a 17 anos). Na pista, ele conquistou três dos cinco ouros do time maringaense no campeonato, nas provas de velocidade individual, 500 metros e keirin.

Na prova de velocidade individual, Gustavo venceu outros sete competidores. Na primeira fase da prova, os oito correm contra o relógio para ver quem faz os melhores tempos. Daí em diante, é no um contra um (1º contra 8º, 2º contra 7º…), até chegar à final.

Já na prova dos 500 metros, 19 competidores buscavam o melhor tempo em uma volta, e Gustavo Rocha cravou 36s55 para vencer mais uma. Ele ficou na frente do segundo colocado, Breno Moizés, de Foz do Iguaçu, por pouco mais de um segundo.

Com duas medalhas de ouro já garantidas, o jovem foi para a prova de keirin. Nesta modalidade, a prova se inicia com os seis ciclistas seguindo uma motocicleta por três voltas e meia. Após a saída da moto, toca o sino e começa a corrida pra valer. E adivinha? Mais um ouro para Gustavo Rocha.

Gustavo é de Londrina, e foi contratado pelo técnico Carlos Martinelli para fazer da equipe maringaense. Ele conta que as conquistas no brasileiro júnior vieram à base de muita superação.

“A sensação de ser o atleta com os melhores resultados do Clube Maringaense é muito gratificante. Foi uma evolução muito alta. Antigamente eu via que eu não tinha chance em nada, ficava em posições ruins, e cheguei a desanimar. Valeu a pena ter treinado certo, ter deixado de comer coisas que eu queria ter comido, ter perdido festas que eu poderia ter ido”, celebrou o jovem.

Amanda Kunkel passa mal, mas leva ouro e duas pratas; Arthur é ouro no scracht

Talvez a principal promessa do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC), a jovem Amanda Kunkel, 17, não teve uma semana fácil. Ela chegou em Maringá na véspera da competição e vinha se sentindo mal desde a disputa do Pan Americano de Pista e Estrada com a seleção brasileira, no México. 

Mesmo assim, Kunkel fez força para competir e saiu da competição com três medalhas. Na terça-feira (9), ela ganhou o ouro na prova de velocidade por equipes, junto com a araponguense Julia Constantino. Na quarta (10), ela disputou a prova de scracht – onde não há eliminatórias e todas as competidoras iniciam a corrida juntas -, e ficou com a prata, perdendo por milésimos. No dia seguinte (10), Amanda conquistou mais uma prata, desta vez na prova dos 500m.

No último dia de competições, na sexta (12), a jovem não conseguiu competir. Ela estava com gastroenterite, e teve que ir ao hospital. Amanda competiria em mais duas provas – a madison e a de keirin.

Arthur Almenara conseguiu a medalha de ouro na prova de scracht masculino e por culpa de um acidente ficou sem medalha no omniun. O jovem de 18 anos, assim como Amanda, disputou seu último campeonato na categoria júnior. Daqui pra frente, é só na elite. 

Esta foi a sexta participação de Almenara em campeonatos brasileiros júnior. Ele já conquistou sete medalhas de ouro e seis de prata na carreira. A prova de scracht é uma de suas especialidades – esta foi a quarta medalha nesta modalidade. 

Neste ano, o jovem chegou a disputar o brasileiro na categoria elite, e conseguiu a façanha de conquistar um ouro na perseguição por equipes e uma prata na velocidade por equipes.

Medalhas do CMC no Brasileiro de Pista e Estrada Júnior

Gustavo Rocha – Juvenil (3): ouro na velocidade individual, nos 500 metros e no keirin;
Amanda Kunkel – Júnior (3): ouro na velocidade por equipes, e prata nos 500 metros e no scracht;
Vinícius Petruco – Infanto-Juvenil (3): prata nos 500 metros, e bronze na perseguição individual e no keirin;
Arthur Almenara – Júnior (1): ouro no scracht.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

WNBA: Kamilla Cardoso é draftada na 3ª escolha e faz história para o Brasil


A brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA (liga de basquete feminino dos Estados Unidos)…


A brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA (liga de basquete feminino dos Estados Unidos)…

Esportes

Douglas recusa convocação de Bernardinho para a seleção de vôlei: ‘Ciclo encerrado’


Convocado por Bernardinho para se juntar à seleção brasileira masculina de vôlei nos treinos de preparação para a Superliga, o…


Convocado por Bernardinho para se juntar à seleção brasileira masculina de vôlei nos treinos de preparação para a Superliga, o…

Esportes

A caminho do Vasco, Hugo Moura se despede do Athletico-PR e deve render R$ 5 mi ao Flamengo


O volante Hugo Moura está a caminho do Rio de Janeiro para ser anunciado como reforço do Vasco para a…


O volante Hugo Moura está a caminho do Rio de Janeiro para ser anunciado como reforço do Vasco para a…