Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Em atitude arbitrária, Prefeitura de Maringá indefere corrida


Por Luciana Peña/CBN Maringá e Redação GMC Publicado 30/11/2019 às 12h04 Atualizado 25/02/2023 às 04h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De Cristalina, em Goiás, para Maringá. A atleta Elen Regina já está aqui para a Paraná Running. O treinador dela, Wellington Barbosa, diz a atleta está na maior expectativa, mas os dois foram pegos de surpresa com a notícia de que a Paraná Running pode não ser realizada.

“Gastou com passagem, gastou com deslocamento. Chegou terça-feira, treinou comigo e está aguardando para ver se vai acontecer ou não. Se não acontecer hoje, ela não vai retornar, e tenho certeza que ela vai ficar muito frustrada. Deixou marido, deixou família lá para vir correr aqui. E vai ter um prejuízo grande”, afirma o treinador. 

1.300 atletas estão na mesma situação. Em suspense, sem saber por que às vésperas da corrida, que é uma das mais importantes do calendário esportivo do Paraná, a Prefeitura de Maringá decidiu indeferir o alvará para a realização da prova.

A organização da Paraná Running foi pega de surpresa. Afinal, todo o processo seguiu os trâmites exigidos. Passo a passo. O trajeto da corrida inclusive já estava liberado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), diz Jany Lima, da GMC Eventos, organizadora da corrida ao lado da VQV Eventos.

“A documentação estava 100% ok. Tudo certo, tudo dentro do que a lei exige para a realização de eventos na rua. Então, nós não entendemos. O evento já estava liberado pela Semob. Quem decide o trajeto é a Semob, a gente só divulga depois que a gente tem o ok e a liberação da Semob. Nós entregamos toda a documentação com tempo razoável, suficiente, dentro do que eles solicitam, para que essa informação tivesse sido dada antes, e não um dia antes da prova”, diz Jany. 

A Justificativa da prefeitura foi a que de não terá efetivo suficiente para acompanhar a prova, uma vez que está sendo realizada a Maringá Encantada. Mas dois fatores tornam a justificativa da prefeitura questionável. A Paraná Runnning já foi realizada durante a Maringá Encantada, e pode ser considerada, inclusive, um atrativo a mais para trazer visitantes e movimentar a cidade. A organização da prova se propõe a contratar um efetivo particular.

“Nós nos colocamos à disposição para pagar um efetivo que possa ajudar a Semob, que possa trabalhar na prova. Nós precisamos, apenas, de uma pessoa da Semob que oriente esse time, porque nós não temos esse conhecimento. Apesar do planejamento, se a prefeitura hoje não tem condições de colocar essa equipe para trabalhar, a Paraná Running se propõe a ajudar financeiramente a pagar esse time. E estamos esperando uma resposta da prefeitura a respeito disso. A questão é que nós estamos no limite do tempo viável para montar a prova. Essa devolutiva da prefeitura precisa chegar até a gente o mais rápido possível.”

O que preocupa a organização e serve de alerta para todas as empresas de eventos é a insegurança que esta decisão traz aos empresários. Pode um evento que mobiliza milhares de pessoas ser indeferido às vésperas da realização?

A CBN Maringá entrou em contato com a Prefeitura de Maringá e pediu uma entrevista para que pudéssemos entender melhor a posição do Executivo. Mas a resposta foi de que a prefeitura só irá mesmo se pronunciar por meio da nota oficial. E ponto final. Ou seja, sem diálogo.

Repercussão

Nas redes sociais, o assunto repercutiu. Dezenas de pessoas questionaram a atitude da Prefeitura de Maringá e consideraram o cancelamento desnecessário e absurdo. 

“Falta de respeito com os atletas inscritos… Treinamos, abrimos mão de outros eventos e reservamos a data antecipadamente! Sou de Maringá, mas penso naqueles que são de fora, alguns inclusive já estão na cidade, investiram em hotel, alimentação e agora?!”, questionou uma atleta. 

“Gente, que absurdo. Tenho meus prós e contras sobre as interdições ‘em área central’, mas fazer isso na véspera com a organização de um evento, daí ja é demais. Daí eu fico na defesa do evento. Isso é inaceitável”, disse outra pessoa. 

Veja mais: 

https://www.instagram.com/p/B5dx7oegTIC/?igshid=13rzs1dn1po5r

Percurso da corrida

A Paraná Running, etapa POP, tem como percurso 10km, duas voltas, pelas avenidas Horácio Racanello e Reitor Rodolfo Purpur. Não passa pelo centro da cidade e não interfere na visitação a Maringá Encantada. Ao contrário, contribui com o evento ao receber milhares de participantes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Verstappen vence a corrida sprint do GP da China e aumenta vantagem na classificação


Depois de largar na quarta posição, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint (100 quilômetros, em…


Depois de largar na quarta posição, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint (100 quilômetros, em…

Esportes

Ex-Corinthians e Santos, Luan rescinde contrato com Vitória após apenas seis jogos


A curta e conturbada passagem do atacante Luan já chegou ao fim no Vitória. Nesta sexta-feira, em nota oficial, o…


A curta e conturbada passagem do atacante Luan já chegou ao fim no Vitória. Nesta sexta-feira, em nota oficial, o…

Esportes

Corinthians tem duas mudanças para buscar reabilitação diante do Red Bull Bragantino


Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, o técnico António Oliveira vai ser obrigado a fazer duas mudanças no Corinthians para…


Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, o técnico António Oliveira vai ser obrigado a fazer duas mudanças no Corinthians para…