Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Maringá busca medalhas em Campeonato Brasileiro de Atletismo


Por Redação GMC Publicado 26/09/2018 às 13h19 Atualizado 18/02/2023 às 10h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A equipe maringaense de atletismo paradesporto, representada pela União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) e o Instituto Terezinha Guilhermina, embarca nesta quarta (26), para São Paulo, onde disputa a etapa final do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Maringá será representada por 12 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes. A competição será no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), entre os dias 28 a 30.

As primeiras fases da competição são disputadas entre regiões, e as melhores equipes classificaram-se para a última fase do Campeonato Brasileiro. Cinco atletas participarão no atletismo entre as categorias F-13 (deficiente visual), T-37 (paralisia cerebral), F-44 (amputados), F-55 (sequelas de Polimielite, lesões medulares e amputações) e Gabriel Modesto, guia e acompanhante.

“São atletas experientes, que já possuem bagagem em competições nacionais e internacionais. Eles têm tudo para obter resultados expressivos”, disse o coordenador dos Esportes Olímpicos e Paralímpicos, Silvio José Rodrigues. Um desses atletas é recordista brasileiro e das Américas, Edevaldo Silva, nascido em Cruzmaltina, da categoria F-44, na prova de lançamento de dardo alcançou a marca de 53.93 metros. Participou da Paralimpíadas do Rio de Janeiro, onde terminou na 7ª colocação na mesma modalidade. Marcos Camilo, de Telêmaco Borba, da categoria F-55, é o atual campeão brasileiro no arremesso de peso, dardo e disco.

O atleta da categoria T-37, Giovani Bongiovani, competirá em três modalidades: nas provas de 100 e 200 metros rasos e no salto em distância. Ele detém o recorde nas três provas no ParaJaps. Atualmente ocupa a 3ª colocação no ranking brasileiro. Thales Castro da categoria F-13 disputará o salto em altura.

“Estou mais concentrado nas provas de 100 e no salto em distância. No salto em distância tenho a 3ª melhor marca do Brasil na minha categoria. Já no 100 e no 200 estou na 5ª colocação no ranking, mas tudo pode acontecer durante a prova” disse o Bongiovani.

A modalidade da petra (triciclo adaptado) também está inclusa no atletismo, porém só é para atletas que tenham deficiência de paralisia cerebral (RR). A competição é realizada com o atletismo. Maringá será representada por três atletas nesse esporte: Carlos Rossi (RR-2), e Edvan Sousa. (RR-3) competirão nos 100 e 200 metros, e Ricardo Sousa (RR-2) nos 200 metros.

“As chances de medalha de ambos são grandes, todos estão bem treinados, a preparação foi voltada diretamente para a prova de cada um. Nas primeiras fases dos brasileiros, todos tiveram resultados expressivos, e agora o foco é buscar melhorar as marca pessoais e ir em busca dos primeiros lugares”, disse a treinadora da equipe de preta, Lorena de Oliveira.

Por Diretoria de Comunicação

Leia mais notícias de esportes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação