Fechar

Entretenimento

infância

Dia das Crianças: 15 brincadeiras que ultrapassam gerações

Publicado por Luiz Santos, 08:55 - 12 de Outubro de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Facebook

As brincadeiras são um marco para a infância de qualquer pessoa. Algumas delas já são velhas conhecidas do imaginário popular e passam de geração para geração. O GMC Online decidiu reunir algumas brincadeiras que fazem (e fizeram) parte da vida de várias pessoas. Confira:


Adoleta


Para essa brincadeira, os participantes devem formar uma roda, cantarem a música "Adoleta" e baterem nas mãos uns dos outros.


Amarelinha


Para jogar é preciso desenhar com giz um riscado de quadrados e números no chão. O traçado pode ter variações, como o fim sendo o “céu”. Após definir quem começa, é só jogar uma pedrinha em algum quadrado e pular sobre o riscado. Perde quem pisa nas linhas do jogo ou na casa onde está a pedra.


Batata Quente


Um círculo deve ser formado para a brincadeira e um participante deverá ficar no centro com os olhos vendados.


Ele cantará a música "Batata Quente" e gritará queimou quando quiser parar. Os demais participantes devem passar um objeto de mão em mão enquanto a música é cantada.


Quando parar, quem estiver com o objeto deverá trocar de lugar com o participante do centro.


Bets


Para o jogo, é preciso montar pelo menos duas duplas. Uma fica com os tacos e a outra com a bola. A dupla que fica com a bola tem como objetivo derrubar a “casinha”.


Bola de gude


As bolinhas de gude podem ser utilizadas para várias brincadeiras. Em grande parte delas, o objetivo é atingir as peças do adversário para poder capturá-las.


Corre Cotia


Deve ser formado um círculo para essa brinceira e um participante será o "pegador". Ele andará em volta do círculo, com um lenço na mão, enquanto todos cantam a música "Corre Cotia".


Esconde-esconde


Na brincadeira, define-se um número até o qual o "pegador" terá que contar. Ele deverá ficar de olhos fechados e enquanto conta os demais participantes se escondem. Após o tempo, ele precisa procurar os participantes.
Para se "salvarem", os participantes devem voltar ao local de início da brincadeira.


Elástico


O elástico pode ser brincado entre três crianças ou ser amarrado entre duas cadeiras, por exemplo.


A brincadeira consiste em formar um retângulo, que pode ser improvisado com pedaços de tecidos, entre as pernas.


Quem começar deve pular entre o vão do retângulo. Geralmente palavras ou canções determinam o modo de pular.


Gato mia


Essa brincadeira deve ser realizada com um participante de olhos vendados ou em um quarto escuro. Os demais participantes deverão "miar" quando forem pegos por quem está como "pegador". Ele terá que adivinhar quem é a pessoa pela voz do "miado".


Morto-vivo


Um participante é definido como líder e os demais devem ficar lado a lado. Quando o líder disser "morto", as crianças devem se abaixar, e quando falar "vivo" elas deverão se levantar. Quem errar sai da brincadeira e o último que restar é o próximo líder.

Pedra, papel e tesoura


Três símbolos feitos com as mãos simbolizam a pedra (mão fechada), o papel (mão aberta) e a tesoura (dois dedos esticados) na brincadeira.


Os dois participantes devem fazer os símbolos para ver que vence. As regras são pedra ganha da tesoura; tesoura ganha do papel e papel ganha da pedra.


Pega-pega


Esta é outra brincadeira muito conhecida. Para começar define-se um “pegador”, que deve correr atrás das outras crianças para torná-las “pegadoras” também com o toque. Existem variações, como o pega-gelo.


Queimada


Para brincar de queimada é preciso apenas de uma bola e um campo determinado. Duas equipes são formadas e o objetivo é "queimar" os adversários com a bola. O time que ficar sem participantes primeiro é o perdedor.


Quente ou frio


Essa brincadeira é uma espécie de caça ao tesouro. Um participante deverá procurar algum objeto escondido por outro e quem o escondeu deve dar dicas se está quente (perto) ou frio (longe).


Stop


O Stop consiste em fazer uma tabela no papel com colunas de tópicos como nome, animais, automóveis, cores, lugares, entre outros. Em cada rodada estes tópicos devem ser completados com palavras de uma mesma letra combinada entre o grupo.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo