Fechar

Entretenimento

Filmes e séries

Sexta-feira 13: Produções assustadoras baseadas em fatos reais

Publicado por Isabela Palma, 09:05 - 13 de março de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/Netflix

Há séculos e em diversas culturas, acredita-se que certos dias do ano são marcados pelo azar ou acontecimentos infelizes. A sexta-feira 13 é repleta de crendices e histórias que tornam este dia “amaldiçoado”.


Em dias como esse, muitas pessoas gostam de maratonar filmes ou séries sobre monstros, bruxas, bonecos assassinos e toda a sorte de criaturas sobrenaturais. Contudo, acontecimentos reais podem deixar muita história de ficção no chinelo e atiçar ainda mais a curiosidade de quem assiste.


Pegue um balde de pipoca e se prepare para maratonar a lista de produções assustadoras baseadas em fatos reais que o GMC Online preparou para esta sexta-feira 13.


Foram consultados os catálogos da Amazon Prime Video e Netflix.



Baseada em um livro de mesmo nome de 1959, a série de 10 episódios conta a história de um grupo de irmãos que, após o suicídio da caçula, precisam retornar à casa onde passaram a infância, para confrontar situações e fantasmas que haviam deixado para trás.


A série foi filmada em uma casa com histórias reais de assombração. Neil e Trish Lietchty, antigos moradores, afirmam que eventos paranormais ocorreram em um dos cômodos da propriedade e que devem existir 4 ou 5 fantasmas na mansão.


O serial killer estadunidense famoso por conquistar e assassinar mulheres na década de 70, já teve a sua história retratada diversas vezes em produções documentais, criminais e ficcionais.


Na série lançada no início deste ano, os seus crimes são reformulado a partir do ponto de vista feminino, incluindo sua namorada, Elizabeth Kendall, e de sobreviventes que conviveram com Bundy, que nutria um ódio patológico por mulheres.


Também inspirada em uma casa assombrada no interior dos Estados Unidos, o filme se baseia na história do casal Ed e Lorraine Warren, que ajudou uma família aterrorizada por eventos estranhos, nos anos 70.


“Invocação do mal” foi considerado o maior filme de terror do ano e rendeu uma sequência em 2016 e outra prevista para ser lançada no final do ano.


Sucesso nos cinemas, o filme retrata o sofrimento da jovem alemã Anneliese Michel, nascida em uma família radicalmente católica. Aos 16 anos, começou a alucinar, ouvir vozes e ter surtos frequentes, aceitando ser submetida a sessões de exorcismo.


No acontecimento real, a jovem possuía sintomas de epilepsia e quadro de depressão profunda. Mesmo após os diagnósticos, os pais de Anneliese revelaram acreditar que a filha estava possuída por demônios.


Algumas séries-documentais parecem superar a ficção, sendo Bandidos na TV, produção brasileira, uma delas. Baseada em Wallace Souza, apresentador de TV de Manaus, carismático e que possuía centenas de fãs pelo Estado.


Manifestando o que as pessoas queriam ouvir, explicitando as indignações do público e a sede de justiça contra a violência, o apresentador se envolveu em um dos maiores escândalos do Brasil. Ele foi acusado de ser mandante das mortes dos bandidos para apresentar em seu programa, comandando um complexo e perigoso esquema de criminalidade.


Casas supostamente infestadas por espíritos parecem ser a maior inspiração para os filmes de terror e suspense sobrenatural, mas no caso da mansão Winchester, você pode até fazer uma visita guiada e atestar a sua atmosfera assustadora. Ela é protegida pelo Registro Nacional de Lugares Históricos, como uma das propriedades mais mal assombradas dos Estados Unidos e os ingressos podem ser encontrados no site oficial da Winchester Mystery House.


O filme narra a história real de Sarah Winchester, que tinha convicção de que sua casa era assombrada pelas armas mortas por rifles da empresa de sua família.


Apesar do filme de Jordan Peele se tratar de ficção, algumas situações e tensões criadas poderiam acontecer no mundo real. A inquietude se torna constante e retrata que o macabro pode se encontrar superficialmente mascarado pelo respeito e civilidade.


A história conta sobre o primeiro encontro entre Chris e a família e amigos da namorada, que demonstram ser extremamente amigáveis com o rapaz. Isso o faz pensar ser uma tentativa de aceitação de um relacionamento interracial, mas acaba por revelar segredos sombrios.


Nada de sobrenatural ou bizarro acontece aqui, mas esse suspense psicológico vai te fazer roer as unhas de tensão em um cenário assustador e possível.


"Hush - A Morte Ouve" tem uma narrativa simples, que acompanha a escritora Maddie Tung e sua tentativa de fuga de um assassino psicótico que apareceu em sua casa. Entretanto, a apreensão se dá por conta da protagonista ter perdido a capacidade de ouvir e falar quando jovem, perdida em um mundo de silêncio total.


Você conhece mais produções de deixar os cabelos em pé baseada em histórias reais? Mande em nosso WhatsApp!


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo