Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Dia da Cachaça: alambique da região já recebeu prêmios internacionais


Por Luiz Santos Publicado 13/09/2019 às 14h08 Atualizado 24/02/2023 às 05h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta sexta-feira (13), comemora-se o Dia da Cachaça. Famosa por causa da caipirinha e por ser conhecida como a bebida nacional, a cachaça é produzida a partir da fermentação e, posteriormente, destilação do caldo de cana-de-açúcar.

Na região, há um alambique que, ao longo de sua história, já recebeu mais de 20 prêmios – inclusive internacionais. Natanael Carli Bonicontro, engenheiro químico e o proprietário da Cachaça Companheira, explica que o diferencial da produção das bebidas do local é a destilaria, que ocorre em processo contínuo. “O resultado são cachaças suaves, de paladar agradável e aromáticas”, ressalta.

O alambique fica localizado em Jandaia do Sul (a 40 quilômetros de Maringá). Seus principais rótulos são a cachaça Prata, a Castanheira, o blend Gatinha e as Carvalho 4, 8 e 12 anos.

A mais vendida entre elas, segundo Bonicontro, é a Gatinha. A bebida foi lançada no ano passado e recebeu a medalha de ouro na categoria Madeiras Diversas na Expocachaça 2018. “Ela é feita a partir da mistura de cachaças envelhecidas em barris de carvalho americano e europeu e armazenada em tonéis de imburana”, comenta. 

Outro primeiro lugar conquistado pela Companheira no ano passado foi no Concours Mondial de Bruxelles Spirits Selection, realizado na Bulgária. “A vencedora Extra Premium Carvalho tem notas suaves de baunilha e foi uma das 1300 amostras provadas às cegas pelos jurados”, diz Bonicontro.

A próxima aposta da Companheira é uma bebida em comemoração aos 25 anos da empresa. “A Single Barrel será uma cachaça envelhecida por 17 anos e terá edição limitada”, afirma o engenheiro químico.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação