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19 de abril de 2024

Jacaré Vermelho e Mangiare fazem as melhores pizzas de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 24/09/2019 às 20h10 Atualizado 24/02/2023 às 09h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Vinte e dois estabelecimentos participantes, 24 receitas criadas, 18 dias de competição, cerca de 3 mil pizzas vendidas e mais de 1.500 votos populares registrados. O Maringá Food Festival Etapa Pizza, que movimentou a cidade entre os dias 5 e 22 de setembro, revelou na noite dessa segunda-feira (23) o resultado do maior movimento de pizza já realizado no Paraná.

Técnica apurada

A receita criada por Raphael Mexia e Bruno Rosa, sócios da descolada Jacaré Vermelho, ganharam o paladar dos jurados Carlos Zoppetti e Ricardo Castanho e levou o troféu de melhor pizza profissional da cidade. Na criação batizada de Três Porquinhos, a massa fermentada por pelo menos 24 horas e o molho de tomate italiano equilibrado ganharam uma cobertura de bacon, calabresa e linguiça fresca de um produtor local, além de queijo e manjericão.

“A gente pesquisa muito e sempre viaja pra comer pizza. Então pegamos algumas referências e criamos a nossa receita. Como tínhamos que obedecer o valor fixo de R$ 38, e nossas pizzas custam em torno de R$ 27, tivemos que entregar algo a mais. Então incluímos a pizza doce com Nutella e pistache, que ficou uma delícia e acho que foi uma boa sacada”, conta Mexia.

De acordo com Rosa, os sócios acreditavam encontrar na categoria Profissional suas maiores chances de vencer o festival, pelas técnicas que utilizam e pela forma como trabalham. “A gente tinha esperança de ganhar porque sabemos que o nosso trabalho é muito sério, feito com muito estudo e carinho”, diz.

Localizada em uma pequena loja na Avenida Herval, a Jacaré Vermelho não oferece louça nem talheres. A pizza individual, no estilo napolitana, sai do forno direto para um prato de papelão, e os clientes se deliciam comendo com as próprias mãos, em pé no balcão ou acomodados nas poucas mesas dispostas na calçada.

A preferida do público

O casal Selma e Saulo Aldana, proprietários da Mangiare, venderam no período do festival 355 exemplares da Filé Mignon Premium, criada com base na preferência dos clientes.

O jogo de cintura de saber ouvir sua clientela e entregar exatamente o que mais gostam lhes rendeu o prêmio de Melhor Pizza de Maringá na categoria Popular. Na redonda criada por eles, ingredientes nobres como filé mignon e muçarela de búfala, com toques coloridos de pimentão e cebola roxa – além, é claro, da borda recheada que o maringaense tanto ama.

“Eu não estou acreditando! Gostaria de agradecer os nossos clientes e a nossa equipe, que se empenhou muito na campanha. Foram dias de extrema adrenalina e uma experiência incrível participar do festival”, conta Selma, extasiada com o resultado.

De acordo com ela, a receita vencedora passará a integrar o cardápio fixo da pizzaria, que atende somente no sistema de delivery ou take-out, em uma pequena porta na Avenida São Paulo.

Dobradinha

Um dos destaques da noite foi a Jon Pizza Co., que levou o segundo lugar na categoria Profissional e a terceira colocação na preferência do público. Inaugurada há apenas seis meses, a pizzaria investe na massa de longa fermentação, que agradou os jurados pela sua hidratação, elasticidade e sabor.

A cobertura com creme branco, no lugar do clássico molho vermelho italiano, e muito queijo, com toques de mostarda Dijon, mel e presunto de Parma ganhou o paladar dos clientes.

“Estávamos felizes só de participar, mas ganhar nas duas categorias é surreal. O principal, pra gente, era curtir o momento do festival com a nossa equipe, que faz tudo com muito carinho. E com tanta dedicação, o resultado veio”, diz Jonathan Yu Yamaue, sócio de sua esposa Cíntia Bariquelo no negócio.

Confira o TOP 3 nas duas categorias

PROFISSIONAL
1º lugar: Jacaré Vermelho
2º lugar: Jon Pizza Co.
3º lugar: D’Marcos

POPULAR
1º lugar: Mangiare
2º lugar: Fusilli
3º lugar: Jon Pizza Co.

Avaliação profissional

Para definir os vencedores, os jurados Carlos Zoppetti e Ricardo Castanho percorreram, nos dias 21 e 22, todas as pizzarias participantes para provar e avaliar as receitas criadas exclusivamente para o festival. A maratona de 18 horas foi intensa e permitiu a eles vivenciarem, em um curto espaço de tempo, diferentes técnicas, sabores e histórias.

De acordo com o crítico de gastronomia Ricardo Castanho, um dos jurados convidados, o momento de reflexão que o concurso proporciona é louvável e ajuda a melhorar o segmento de pizzas em Maringá.

“É bacana concorrer a um prêmio, mas o mais legal é a atitude dessas 22 pizzarias de abrir suas portas para ouvir tanto o júri popular quanto os jurados técnicos, para que eles pensassem e fossem muito honestos em relação ao produto deles. Isso é muito legal, porque se você se fecha e não ouve o resto, você cliente entrando na pizzaria e acha que está tudo certo”, diz.

O diretor do Instituto ConPizza, Carlos Zoppetti, outro jurado convidado, diz que o mercado maringaense ainda tem o que melhorar, principalmente em termos de produção de massa, aplicando técnicas mais elaboradas.

“Foi super legal, divertido e muito prazeroso participar de tudo isso. Pra gente que trabalha com o que gosta é muito bacana conhecer outras culturas de pizza, e isso deu um sabor a mais para o evento. A pizza é um produto universal, com algumas diferenças entre ingredientes, mas a fórmula é a mesma: uma harmonização entre massa, molho e cobertura. Fica uma lição para as pessoas estudarem um pouco mais e procurarem mais informação, para proporcionar uma experiência ainda melhor”, reforça ele.

Premiação

Além do troféu de Melhor Pizza de Maringá, os primeiros colocados nas duas categorias serão premiados com o Grand Tour, uma verdadeira imersão no mundo da pizza, que inclui um workshop no Instituto ConPizza, em São Paulo, e um roteiro pelas melhores pizzarias da capital paulista. Quem entrou no site e votou na categoria popular está concorrendo a quatro vagas nessa viagem, com direito a levar um acompanhante.

O Maringá Food Festival é uma realização da Bússola Eventos, com patrocínio da Made in Roça Cocamar, Coopercard, Alimentar Equipamentos, PICNIC Leprino Food’s, Agência Bússola, Fished Conteúdo, JGV Pesquisa, Império Frios Maringá, U.Content Criação de Conteúdo, e apoio da Abrasel Norte do Paraná e Selo Qualidade no Turismo Maringá. Os parceiros de mídia são Portal GMC Online, MIX FM Maringá, RIC TV Maringá e Projeção Outdoor. A Viaje Grand Tour e o Nóbile Hotel são, respectivamente, a agência e o hotel oficiais do evento.

Dobradinha

Um dos destaques da noite foi a Jon Pizza Co., que levou o segundo lugar na categoria Profissional e a terceira colocação na preferência do público. Inaugurada há apenas seis meses, a pizzaria investe na massa de longa fermentação, que agradou os jurados pela sua hidratação, elasticidade e sabor.

A cobertura com creme branco, no lugar do clássico molho vermelho italiano, e muito queijo, com toques de mostarda Dijon, mel e presunto de Parma ganhou o paladar dos clientes.

“Estávamos felizes só de participar, mas ganhar nas duas categorias é surreal. O principal, pra gente, era curtir o momento do festival com a nossa equipe, que faz tudo com muito carinho. E com tanta dedicação, o resultado veio”, diz Jonathan Yu Yamaue, sócio de sua esposa Cíntia Bariquelo no negócio.

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