Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

2ª etapa de testes rápidos para covid-19 encerram na sexta


Por Redação GMC Online Publicado 04/06/2020 às 14h15 Atualizado 24/02/2023 às 03h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A segunda etapa dos testes rápidos de coronavírus em Maringá que começou na quarta-feira, 3, será encerrada nesta sexta-feira, 5. Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Unicesumar completaram visitas na quarta e Uningá encerrará na sexta.

Material coletado será analisado pelo Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM. Resultado será usado para prefeitura elaborar ações de prevenção contra coronavírus. “Agora vamos tabular todas as informações dos questionários e os resultados”, informa o coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM, Denis Bertolini.

Projeto entre prefeitura e universidades realizará 950 testes em quatro etapas. Cada fase acontece em ruas e residências diferentes em cada etapa. Roteiro das visitas foi definido pelo departamentos de Geografia e de Estatística da UEM após analisar notificações de coronavírus nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Pesquisadores usam crachá de identificação e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Eles coletam uma pequena quantidade de sangue – 10 microlitros – da ponta de dedo do morador selecionado. Resultado sai em 15 minutos e é mostrado para morador. Também é feito um questionário. Primeira etapa no mês passado não teve nenhum resultado positivo para doença.

Será realizada entre esta quinta, 4, e próximo sábado, 6, a segunda rodada da pesquisa nacional do Ministério da Saúde sobre coronavírus. Testes são feitos pela Universidade Federal de Pelotas, do Rio Grande do Sul, ganhadora da licitação. Cinco cidades paranaenses participam: Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Londrina.

A primeira etapa foi no mês passado com 1,5 mil pessoas participando no Paraná, sendo que somente cinco testes deram positivo para coronavírus. Pesquisa foi planejada para testar 100 mil pessoas no país.

As informações são da Prefeitura do Município de Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Bebê de 1 ano morre após receber medicação em UPA da zona leste de SP; polícia investiga


A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar a morte de uma bebê de 1 ano ocorrida na…


A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar a morte de uma bebê de 1 ano ocorrida na…