Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Automóvel: é preciso desapegar


Por Gilson Aguiar Publicado 06/02/2019 às 12h05 Atualizado 19/02/2023 às 21h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em entrevista a CBN Maringá, o presidente-executivo da segunda maior empresa de locação do país, Luiz Fernando Porto, fala do crescimento do setor, que em 2018 foi de 10%. Segundo ele, é possível economizar até 15% nos gastos pessoais alugando um automóvel em vez de ter.

Segundo o executivo, existem formas de substituir a posse do veículo por meios mais econômicos. O leasing de veículos pode ser uma alternativa para ter o veículo a disposição e reduzir os gastos com uma locação de um a dois anos. Com todas as condições de um proprietário, mas sem gastos com depreciação e seguro, como no veículo próprio.

Estas são mudanças importantes para o ambiente urbano e o transporte individual. As pessoas precisam romper com o culto ao automóvel. A racionalidade na relação com o veículo deve ser feita na proporção em que ele se transforma muito mais em um problema do que em solução.

Podemos diminuir a frota de veículos com o uso de aplicativos e a locação quando for necessário. Podemos reduzir os espaços ocupados por automóveis em condomínios e nas vias públicas, o carro só estará no espaço urbano quando for realmente utilizado.

Se queremos apostar em alternativas para a mobilidade, taxis, aplicativos, transporte público, bicicletas, a locação e leasing de automóveis também devem ser incentivadas. O Brasil tem se tornado um mercado inapto para o transporte individual motorizado. As próprias condições das vias públicas são uma demonstração.

Temos um número significativo de acidentes com mortes por causa, também, das condições das rodovias. Podemos afirmar que o abuso, os excessos cometidos pelos motoristas, são os principais motivadores. Mas as condições das vias tendem a agravar os acidentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…

Geral

Como eram a Grande Pirâmide e a Esfinge no Egito Antigo? Tour de Harvard faz viagem no tempo


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…