Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Covid-19 em Maringá: Decreto aumentará restrições; nenhuma atividade será fechada


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/07/2020 às 12h58 Atualizado 24/02/2023 às 13h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O novo decreto anunciado pelo prefeito Ulisses Maia deve ser publicado na manhã desta segunda-feira, 6. A Prefeitura de Maringá vai aumentar as restrições, mas nenhuma atividade será fechada, garante o chefe de Gabinete Domingos Trevizan. 

ATUALIZAÇÃO: Maringá: Decreto impõe regras para restaurantes, trasporte coletivo e outras atividades

O documento deve reduzir o número de cultos e restringir o transporte coletivo nos fins de semana. “O decreto vai ter que criar mais restrições em relação ao funcionamento de algumas atividades. Não vai haver fechamento de nenhuma atividade e nós estamos, agora, nesse momento, ainda analisando os últimos pontos para divulgar ainda na manhã de hoje”, detalhou Trevizan em entrevista à reportagem. 

“Provavelmente, vai ter redução no número de cultos das Igrejas, cultos, missas, em todos os templos. Talvez haja uma restrição em relação ao funcionamento do transporte coletivo, principalmente no fim de semana. Mas nós estamos fechando os últimos detalhes. Daqui a pouco nós teremos a divulgação do decreto”, acrescentou. 

Quando questionado sobre os bares, o chefe de Gabinete explicou que os estabelecimentos nunca estiveram fechados. “Eles estão com restrição de horário. Eles podem abrir durante o horário de almoço, por exemplo, para servir refeição. Então, nós pretendemos manter as atividades que há necessidade de restrição, mas sem o fechamento”, disse. 

Segundo Trevizan, assim como para bares, a tendência é que haja restrição de horário para outros estabelecimentos, mantendo em funcionamento no período da noite apenas as atividades essenciais. 

“Não há um estudo para fechar nenhuma atividade. Esse tem sido nosso comportamento já há um bom tempo, depois daquela parada que tivemos no início da pandemia, de haver um equilíbrio entre a economia e a proteção à saúde até onde der. Se estiver algum momento em que nós não teremos mais condições de manter atividades abertas, aí sim deverá ter fechamento. Mas, nesse momento, nós estaremos tratando de restrições e não de fechamento”, afirmou. 

Maringá está com taxa de positividade média de 17% e taxa de ocupação de leitos de UTI geral adulta em 62,77%. De acordo com estes números a matriz de risco cai para risco moderado. Mas ainda assim é preciso reduzir a circulação de pessoas, principalmente à noite, conforme explicou Trevizan.

Na semana passada, o governo do Paraná anunciou uma série de restrições para sete regiões do estado consideradas mais críticas em relação à covid-19. Maringá não estava entre as regiões citadas. 

No entanto, de acordo com o chefe de Gabinete, caso haja necessidade, o município não teria “qualquer problema em aderir”: “Não houve sinalização do governo do estado nesse sentido. Então Maringá vai adotando medidas que o município considera necessárias, importantes e não há ainda uma adesão ao decreto do governo. Se um dia, um momento, houver necessidade, nós não teríamos qualquer problema em aderir”, afirmou. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação