Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

22 empresas de Maringá recebem Selo de Qualidade no Turismo do Paraná


Por Redação GMC Publicado 18/03/2019 às 13h35 Atualizado 20/02/2023 às 15h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Empresas de micro e pequeno porte que atuam nos segmentos de gastronomia, hospedagem, espaço para eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico, locação de automóveis e organização de eventos receberam o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Ao todo, foram 121 selos para 118 empresas. Em Maringá, foram 22 empresas reconhecidas.

A chancela, que incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investirem em gestão e qualidade, foi entregue na sexta-feira (15), durante cerimônia no Sebrae/PR, em Curitiba.

Paola Incerti é sócia-diretora da Bússola Eventos, empresa que ficou com o 1° lugar geral do Paraná no segmento organização de eventos – além de ter recebido um troféu de reconhecimento regional pelo primeiro lugar em todas as categorias.

“Os clientes se sentem lisonjeados e confiantes na nossa prestação de serviços. Esse reconhecimento passa mais credibilidade e confiança.”

A sócia-diretora ainda ressalta que o segredo para manter o reconhecimento é a constância dos processos dentro da empresa.

“Uma vez que se ganha um destaque como este, o maior desafio é mantê-lo. É preciso um grau de exigência para um bom desempenho e resultado. Tudo é monitorado, com muito cuidado, cautela e planejamento estratégico”, revela Paola.

Nos últimos dois anos, 230 micro e pequenas empresas participaram do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná.

O processo de implementação de melhorias na empresa à certificação pode durar até dois anos. Tudo começa com um diagnóstico, que origina um relatório com o plano de inovação e melhorias. Além das capacitações específicas, também são promovidas ações coletivas com o grupo participante do Programa.

“Pegamos um aspecto que é comum a todos, como inovação, por exemplo, para trabalhar coletivamente. Também são realizadas viagens a destinos semelhantes, para que os empreendedores se inspirem com as melhores práticas no seu segmento”, explica a consultora do Sebrae/PR Patrícia Albanez.

Mais de 80% das empresas que receberão a chancela são dos segmentos de gastronomia e meios de hospedagem. Entre os critérios avaliados estão excelência em gestão, processos essenciais de cada setor e qualidade no atendimento ao cliente. “Essa parte é feita com um turista oculto, avalia todos os canais de atendimento do negócio”, detalha Patrícia.

O objetivo de associar a marca ao Selo de Qualidade no Turismo Paraná – que atesta qualidade em gestão, processos e serviços oferecidos – é aumentar a credibilidade dos pequenos negócios paranaenses e garantir, assim, um diferencial competitivo no mercado.

“Trata-se de um reconhecimento técnico, que proporciona às empresas um melhor posicionamento no mercado. O grupo que tem o Selo também recebe prioridade nas ações de acesso a novos mercados promovidos pelo Sebrae/PR, como participação em feiras e eventos, rodadas de negócios e missões de benchmarking”, afirma a consultora.

Além do aumento de sua carteira de clientes, 100% das empresas participantes aderiram a ações de sustentabilidade e responsabilidade social. A novidade deste ano é a premiação por Região Turística, diferentemente do que ocorreu nas edições anteriores. São 118 empresas que receberão 121 Selos, sendo: 28 da Rota do Pinhão; 25 de Corredores das Águas; 20 de Cataratas e Caminhos; 17 dos Campos Gerais; seis do Norte do Paraná; três de Terra dos Pinheiras; duas de Ecoaventuras Históricas e Sabores; além de duas de Imbituva e Imbaú.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

Veja as empresas maringaenses que receberam o Selo de Qualidade 2019:

VQV Eventos
Restaurante de Los Mares
Rock. Temakeria
Seu Barnabé Hamburgueria e Bar
Albadore Ristorante e Pizzeria
Atari Bar
Boteco do Neco
Budega 18
Bússola Eventos
Casa da Mãe Joana Hamburgueria
Casa de Bamba
Grandtour Viagens E Turismo
Hotel Astória
Hotel Golden Ingá
Hotel Ipiranga
Ingá Vans
King Konfort Hotel
Della Re
Eden Beer
Panificadora Holandesa
Fashion Hall
Valtur

Atualizada na terça-feira (19) às 9h17.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação