Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Adesão à greve já passa de 40% em Maringá, diz sindicato


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña Publicado 25/06/2019 às 13h44 Atualizado 23/02/2023 às 03h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A paralisação de servidores das escolas estaduais de Maringá já prejudica as aulas em alguns colégios. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Paraná (APP-Sindicato), a adesão ao movimento na cidade já passa de 40%.

Centenas de professores estão reunidas em frente ao Núcleo Regional de Educação. A greve, por tempo indeterminado, foi iniciada nesta terça-feira (25).

Segundo números divulgados pela APP-Sindicato ao portal GMC Online, aproximadamente 80% das escolas tem mobilização acima de 60%. Os outros 20% dos colégios já estão 100% paralisados. Locais como os colégios Tancredo de Almeida Neves e Branca da Mota Fernandes estão sem aulas ou com aulas vagas.

Os servidores pedem reajuste de 4,94% que, segundo a APP Sindicato, que representa os professores, é a reposição da inflação dos últimos doze meses. A categoria quer negociar também a reposição de atrasados desde 2016, calculados em 17%, mas entende que o Estado não pode pagar agora estes atrasados.

No entanto, os professores não abrem mão da data-base em 2019. O governador anunciou que não há condições que reajustar os salários este ano.

O núcleo de educação, até a publicação desta matéria, não havia divulgado quantos colégios foram afetados pela greve e quantos alunos podem ficar sem aulas. 

Fotos: Luciana Peña/CBN Maringá e APP-Sindicato

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação