Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Aeroporto de Maringá tem mais de R$ 10 milhões em aviões parados


Por Fábio Guillen Publicado 11/02/2020 às 11h10 Atualizado 24/02/2023 às 02h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem passa pelo pátio do Aeroporto de Maringá durante os pousos e decolagens nem percebe, mas existe por ali uma espécie de “cemitério” de aviões. São monomotores, aviões de médio porte e até jatinhos executivos de luxo parados e se deteriorando com o tempo. Alguns, de empresários que quebraram durante a crise econômica financeira do Brasil e acabaram abandonando seus “brinquedinhos”.

Segundo um levantamento feito pelo GMC Online, são ao todo sete aeronaves que juntas somam um valor de mais de R$ 10 milhões. De acordo com o diretor de Operações do Aeroporto de Maringá, Murilo Martins, algumas chegaram em Maringá para manutenção, mas nunca mais voaram.

“Não houve acordo entre os proprietários das aeronaves e o dono da oficina que existe no aeroporto. Por isso elas estão paradas. A maioria das aeronaves que estão nessa área foram deixadas naquele momento de recessão econômica que o País estava passando. Então acredito que tenha tido algum prejuízo financeiro por parte desses empresários e não tiveram condições de manter a manutenção e abandonaram as aeronaves”, acrescentou.

As aeronaves “abandonadas” ficam ao ar livre, em um espaço de grama, na frente dos hangares privados do aeroporto. Algumas estão se deteriorando com o tempo. Os donos terão que pagar ao aeroporto uma diária, que varia de avião para avião, mas o valor não foi divulgado. “Fazemos a cobrança de estadia dessas aeronaves. Elas ficam dentro de uma área organizada e geram receita para o aeroporto. Em algum momento por vias administrativas ou judiciais os donos terão que pagar”, disse Martins, em entrevista ao GMC Online.

Dois aviões parados eram de traficantes

Duas aeronaves que estão paradas no pátio do Aeroporto de Maringá eram de traficantes. As duas são monomotores da extinta fabricante brasileira NEIVA e foram apreendidas pela Polícia Federal durante operações.

As duas eram usadas por criminosos que traziam drogas de países vizinhos para o Brasil. Os modelos exatos e detalhes das aeronaves não podem ser divulgados, por estarem em posse da PF.

Assista abaixo a entrevista completa com o diretor de Operações do Aeroporto de Maringá, Murilo Martins.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação