Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Aplicativo 190 começa a funcionar em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 03/12/2019 às 10h32 Atualizado 25/02/2023 às 04h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Polícia Militar do Paraná vem se atualizando. A medida mais recente, em Maringá, é a utilização do aplicativo 190. Desenvolvido pelo estado em 2018, a ferramenta estava disponível apenas para Curitiba e outras poucas cidades. O programa chegou a ser anunciado para o primeiro semestre deste ano na cidade, mas, de fato, só começou a funcionar nesta segunda-feira (2). Uma espécie de cerimônia foi realizada na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). 

O aplicativo 190 PR está disponível para os sistemas Android e IOS. Para utilizá-lo, é necessário se cadastrar. Desde o ano passado, 19 mil pessoas já se registraram no programa. A Polícia Militar realizou 7.500 atendimentos por conta do aplicativo. O número de trotes ficou bem baixo: quatro, apenas. E as quatro pessoas foram presas.

No aplicativo é possível explicar a ocorrência, enviar fotos. A solicitação é feita e vai para uma central, que daí comunica os policiais que estiverem na rua. Além disso, é uma ferramenta que permite que pessoas com algum tipo de deficiência possam procurar a PM, disse o tenente Rodrigo Walesko, responsável pela apresentação do aplicativo na Acim.

“Além da preservação da segurança e da ordem pública, a gente tem como objetivo a inclusão social. As pessoas que têm deficiência fonoaudióloga ou auditiva, elas vão ter essa facilidade, que antes elas não tinham nenhum tipo de recurso para acionar a Polícia Militar. Não somente para denúncia de um crime, mas também para outras dificuldades que elas possam enfrentar, como os acidentes de trânsito em geral”, detalhou. 

O aplicativo pode ser utilizado para qualquer ocorrência. Para a Polícia Militar, as vantagens são o custo e fato de evitar o trote, explicou o tenente. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação