Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Bares e restaurantes podem fazer vendas no balcão, decide Justiça


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 13/04/2020 às 22h29 Atualizado 23/02/2023 às 11h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O juiz Fabiano Rodrigo de Souza, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, autorizou bares e restaurantes a fazerem drive-thru e vendas no balcão, além de delivery. A liminar foi expedida nesta segunda-feira, 13.

A medida foi pleiteada pelo Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Maringá. A Abrasel, Entidade que reúne empresários do setor na cidade, também fez parte do pedido, embora não tenha aparecido nos autos.

Na liminar, o juiz responsável escreveu que esses setores “encontram-se dentro do permissivo legal, por ter Governador definido, por meio do Decreto 4388/2020”. Souto também registrou que “o Município não pode, em competência suplementar, manter ou incluir nova restrição não abrangida em norma Estadual ou Federal, diante de uma situação de pandemia, que atinge a generalidade e extrapola os limites territoriais do Município de Maringá, razão pela qual, ainda que dotado de boas intenções, o que não se discute, a ausência de adequação da relação de atividades consideradas essenciais pelo Município e a forma como devem ser prestadas, em observância a relação de serviços essenciais regulamentadas pela autoridade estadual, leva a ilegalidade do ato administrativo local”.

A Justiça determinou que não haja consumo no local para não haver aglomeração de pessoas e que as empresas mantenham todos os cuidados e respeitem os decretos municipais para evitar a transmissão do coronavírus.

Ao longo das últimas semanas, setores têm entrado na Justiça para obter autorização e voltar a funcionar. Em um caso recente, após decisão da Justiça, a prefeitura recuou e autorizou, mediante uma série de regras, funcionamento de açougues, padarias e peixarias.

A CBN procurou a assessoria de imprensa da prefeitura. A informação é a de que o Executivo municipal não tinha notificado até o momento.

Na semana passada, reportagem conversou com representantes do setores de bares e restaurantes. Eles disseram que esperavam, naquele momento, a possibilidade voltar a funcionar.

Conforme a liminar, a medida já vale a partir desta terça-feira, 14.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação