Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Cartório de Maringá fez 26 registros de ‘pets’


Por Fábio Guillen Publicado 22/02/2020 às 12h51 Atualizado 24/02/2023 às 01h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O registro de animais em cartório é algo que ainda não emplacou em Maringá. Desde 2015 um cartório da cidade faz esse serviço, mas somente 26 registros foram feitos até hoje.

Com o registro do pet em cartório, o dono consegue dar até o sobrenome ao animal e, na certidão aparecem os dados do cachorro, gato ou outro animal.

De acordo com o cartório de registro de documentos, são 24 cachorros registrados, um gato e uma calopsita em Maringá.

“Muita gente não procurou para fazer o registro porque acredita que não tenha necessidade. É mais um mimo pro animal. A carteirinha fica bem bacana”, disse Hélio Baiardi de Oliveira, agente delegado do serviço de registro de documentos.

Para realizar o pedido da certidão, é preciso levar os documentos pessoais do dono como RG, CPF e comprovante de residência. O custo é de R$ 81,50 e em Maringá dá para fazer no cartório que fica na Avenida XV de Novembro, 331.

Registro oferece segurança

O registro pet oferece vários benefícios aos animais e seus donos. Em caso de roubos ou desaparecimento do animal, de divórcio dos cuidadores dele, por exemplo, é um meio legal que serve como comprovante de que o animal é seu. Outro benefício é que o documento facilita disputas judiciais pela guarda. Outro benefício para o animal é que se o tutor morrer a guarda do bicho de estimação passa aos herdeiros do dono.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação