Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Cidades inteligentes: Codem participa do Smart City Expo Curitiba 2019


Por Redação GMC Publicado 22/03/2019 às 18h39 Atualizado 20/02/2023 às 17h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) participa do Smart City Expo Curitiba 2019, que começou nesta quinta-feira (21) e termina nesta sexta (22), no Expo Barigui. A entidade é representada pela diretora executiva, Juliana Franco, que inclusive foi uma das palestrantes do Workshop “O Futuro da Minha Cidade”.

Na ocasião, o Codem teve a oportunidade de trocar experiências com outros conselhos de desenvolvimento do Brasil, como o de Brasília, Manaus e Cascavel. O tema central da discussão girou em torno da governança compartilhada da gestão pública com a sociedade civil.

“Esse workshop contou com a participação de várias cidades brasileiras, entre eles Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul, e Goiânia, que também estão implantando um conselho de desenvolvimento econômico. Nada melhor do que fazer esse workshop dentro do Smart City Expo”, diz.

“Aqui, discutimos como os conselhos funcionam e como operacionalizamos esse modelo de governança compartilhada, que Maringá inovou há 22 anos e que desde os últimos três ou quatro anos têm servido de referência para a formação de outros conselhos”, completa.

Além do Codem, a Prefeitura de Maringá também está presente no Smart City Expo Curitiba 2019. Ela é representada pelo diretor de Inovação, Franz Wagner. O Workshop foi lançado pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que representou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segundo a organização, o evento mobiliza mais de 6 mil pessoas, com representantes de cidades de todo o país, além de delegações de 25 cidades do exterior.

O Smart City Expo Curitiba 2019 tem quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.

Para a diretora executiva do Codem, a participação em eventos como este realizado na capital paranaense é fundamental para os trabalhos da entidade.

“Precisamos desenvolver estratégias de curto prazo e buscar ações para que quando o futuro chegar, consigamos alcançar o nível de planejamento e desenvolvimento que nós queremos para o município. Participar de um evento que traz várias soluções e tendências na área de tecnologia, inteligência artificial, mobilidade urbana, ou seja tudo relacionado ao desenvolvimento dos municípios, é extremamente importante e o Codem tem que fazer parte disso”, completou.

Para mais informações acesse www.smartcityexpocuritiba.com.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…