Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Clubes de leitura de Maringá se adaptam às discussões online


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 15/05/2020 às 22h49 Atualizado 23/02/2023 às 01h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá, no norte do Paraná, se tornou conhecida nos últimos anos devido ao desenvolvimento de projetos de leitura e literatura feitos tanto pelo poder público quanto por iniciativas particulares. Uma das ações que têm ganhado espaço são os clubes de leitura.

Nesses grupos, leitores de diferentes idades costumam se encontrar periodicamente para discutir alguma obra literária. Ao menos cinco clubes funcionam no momento na cidade. E, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, as atividades não pararam. Quatro deles se adaptaram e têm feito discussões online.

São os clubes Maringá, Veredas, Amigos de Palavra e Bons Casmurros. Cada um tem um perfil diferente, mas todos com um único objetivo: o de compartilhar o prazer pela leitura. Embora a Covid-19 impeça o abraço pessoal, o fato de haver um debate pela internet é uma espécie de refúgio em meio a situação que o Brasil tem vivido.

A professora Maria Almeida é uma das coordenadoras do ‘Leia Mulheres – Maringá’, um clube que optou por suspender as atividades no momento em todo o país. Além de estar à frente de um grupo, ela participa de outro, o clube de leitura Bons Casmurros, que já fez duas discussões pela internet.

Segundo ela, o momento tem causado dispersão nas atividades. Ter um espaço para conversar com os colegas permitiu dar seguimento à agenda de leitura.

“Eu achei bastante positivo, porque eu estava tendo muita dificuldade de leitura. Estou bastante dispersa com tudo o que tem acontecido, e por mais que você acredite que esteja tentando manter uma rotina, nós somos afetados por tudo o que acontece. E retormar as atividades do clube foi positivo porque eu consegui manter a agenda de leitura. Me ajuda muito saber que tenho uma data na qual aquele livro precisa ser lido. Sinto falta do contato com meus amigos, mas é melhor o contato online do que contato nenhum”, destaca.

No clube de leitura Maringá, até o momento foi feito um debate pela internet. O livro abordado foi o “Na minha pele”, de Lázaro Ramos. A coordenadora do grupo, Romi Matos, disse que, mesmo à distância, foi um debate emocionante.

“Foi tudo muito legal, bem bacana. A gente se viu, a gente matou um pouco a saudade. O encontro foi bem emocionante, a discussão foi longa, muitas experiências, muitos relatos, e decidimos que vamos continuar com os  próximos encontros até que tudo volte ao normal”, afirma.

Até o momento, Maringá tem 132 casos positivos da Covid-19 e seis mortes.

Os clubes Maringá, Veredas, Amigos de Palavra e Bons Casmurros podem ser encontrados pela internet, e estão abertos para quem quiser discutir de forma virtual neste momento. Em meio ao novo coronavírus, os leitores desenvolvem mais um capítulo na história dos encontros.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação