Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Combate à Covid-19: alunos de Medicina fazem estágio voluntário


Por Redação GMC Online Publicado 25/03/2020 às 11h25 Atualizado 23/02/2023 às 16h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A área da saúde é notoriamente fundamental para a sociedade e, em momentos de crise como a pandemia de coronavírus, essa máxima se torna ainda mais enfática. Com base nisso, alunos internos do curso de Medicina da UniCesumar atuarão de forma voluntária no combate à Covid-19 em Maringá. As atividades começaram nesta terça-feira, 24.

A iniciativa surgiu a partir da Portaria 356, do Ministério da Educação, no qual o ministro Abraham Weintraub autoriza que alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia realizem estágio voluntário. Posteriormente, a carga horária desempenhada será contabilizada como o estágio obrigatório necessário para a conclusão dos cursos.

De acordo com a diretora dos cursos de saúde da UniCesumar, Solange Lopes, houve grande adesão dos estudantes em prol da causa, o que demonstra o comprometimento dos alunos no atendimento à população. “Estamos vivendo uma situação de pandemia e, nesse momento, os alunos se ofereceram voluntariamente para contribuir com a região, no entendimento de que essa é a função e a retribuição que eles podem dar à sociedade nesse momento em que mais se precisa de profissionais de saúde”, destacou.

Ao todo, mais de 80 estudantes se colocaram à disposição para o trabalho. A partir disso, serão organizadas escalas de dez em dez alunos, que irão prestar teleatendimento à população em relação aos casos considerados suspeitos, bem como oferecer orientações e atuar em ações propostas pela Prefeitura de Maringá. Já os estudantes do curso de Enfermagem trabalharão na campanha de vacinação do município.

Além dos estudantes, a UniCesumar também disponibilizou o trabalho de três enfermeiras, que atuarão no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde. Em breve, a expectativa é estender o apoio aos municípios da região metropolitana de Maringá.

Para o Secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, iniciativas como essa contribuem positivamente para o combate do coronavírus. “O trabalho voluntário dos alunos integrando o quadro de profissionais da saúde fará diferença para fortalecer o atendimento aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), em um período de pandemia. A solidariedade salvará vidas”, salientou

Uma missão pela vida

Uma das estudantes que se prontificaram a participar do estágio voluntário é Camila Iaiana Magri, do 6º ano de Medicina. Ela ressalta que o pensamento coletivo ajuda a manter o bem comum. “Essa realidade tem ensinado muito sobre a Medicina ser mais que uma profissão. É uma missão, muitas vezes árdua. Uma escolha profissional e humana. Temos um papel fundamental, assim como todos profissionais que lidam com a saúde, pois estamos em contato com os momentos mais difíceis e de maior fragilidade das pessoas. Mas, em tempos de dificuldade, sempre há um crescimento pra todos.”

Por Assessoria de Imprensa

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação