Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Médico do Hospital Municipal reutilizava material cirúrgico


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/10/2019 às 10h39 Atualizado 24/02/2023 às 18h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Vigilância Sanitária Estadual constatou, em fiscalização de rotina, a reutilização de material cirúrgico no Hospital Municipal de Maringá. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde da cidade divulgou uma nota em que condena a prática.

Segundo o comunicado, a secretaria vai apurar as circunstâncias em que houve a reutilização de material, o que considera um crime contra a saúde pública. O caso envolve um prestador de serviço, ou seja, um médico terceirizado.

O contrato de prestação de serviço foi rescindido. Ainda de acordo com a nota, é rotina que o médico use instrumentos próprios em cirurgias, mas estes instrumentos devem ser descartados após a cirurgia.

O Hospital Municipal informa que adota um controle dos protocolos em atendimento médico. Uma apuração interna já foi instaurada.

Na manhã desta terça-feira (22), a Prefeitura de Maringá divulgou, também em nota, a determinação do prefeito Ulisses Maia para que fosse registrado Boletim de Ocorrência contra o médico flagrado na fiscalização. 

“Por determinação do prefeito Ulisses Maia, o procurador-geral do município, Adelino Inácio Gonçalves Neto, registrou ontem à noite boletim de ocorrência contra o urologista pela reutilização de materiais cirúrgicos, que deveriam ser descartados após procedimentos”.

Ainda no comunicado, a prefeitura ressaltou que os “instrumentos utilizados em cirurgias devam ser descartados, não se admitindo reuso mesmo após esterilização”.

Um procedimento administrativo também foi instaurado para apurar os fatos. 

Atualizada às 8h17 para acréscimo de informações

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação