Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Contorno Sul: prefeitura vai cancelar contrato com empreiteira


Por Nailena Faian Publicado 25/03/2019 às 17h25 Atualizado 20/02/2023 às 18h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Extracon – Mineração e Obras, empresa que venceu licitação e que executava obras de recuperação no Contorno Sul de Maringá desde fevereiro, será notificada nesta segunda-feira (25) a suspender as atividades na via. A informação é da Prefeitura de Maringá.

De acordo com a prefeitura, o contrato será rescindido porque a Extracon, alegando aumento de insumos, especificamente em componente do asfalto, está cobrando realinhamento de preço. Ainda segundo a prefeitura, a empreiteira teria paralisado as obras. 

Em sua página no Facebook, o prefeito Ulisses Maia afirmou que a empreiteira pediu realinhamento de R$ 1,2 milhão. “Nós não aceitamos e estamos chamando a segunda colocada [da licitação]”, disse.

A Extracon havia vencido a licitação por R$ 12,6 milhões. O custeio da obra é feito por meio de um convênio entre a prefeitura e o governo estadual.

O que diz a Extracon

O engenheiro da Extracon Fábio Zampar explicou ao portal GMC Online que o pedido de realinhamento – que é feito quando um insumo sofre grande variação de preço – foi necessário porque o cimento asfáltico de petróleo (CAP) subiu quase 30%. De acordo com ele, o pedido foi feito ainda no começo de fevereiro.

“O CAP é responsável por mais da metade da obra. Ele teve um aumento em novembro e agora outro em fevereiro. É importante dizer que a gente não ganha nada com esse aumento, a gente simplesmente não perde. Só tem um fornecedor de CAP no Brasil, que é a Petrobras, quando ela coloca o aumento, não tem o que fazer. Outros órgãos como Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) aceitam esse realinhamento, inclusive eles estão tratando normativas próprias para estabelecer o realinhamento”, diz.

De acordo com ele, a empreiteira ainda não foi notificada sobre a suspensão das obras. O engenheiro também afirmou ao portal GMC Online que as obras não foram parasalidas como disse a prefeitura. “Mês de março choveu muito e para fazer o serviço de pavimentação não pode estar chovendo. Tem que esperar ter um dia ou dois de sol. Hoje de manhã não teve trabalho por conta de problemas técnicos”, justifica.

Obras
A recuperação do Contorno Sul prevê a recomposição (processo mais profundo que o recape) em 31.559,07 m², fresagem em 27.468,95 m² e recapeamento de pavimento existente com aplicação de C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) em área de 164.720,00 m².

As intervenções contam com serviços de limpeza do pavimento, demolição, desobstrução de sarjetas, recomposição de base com material agregado, pintura de ligação, imprimação com emulsão asfáltica e capa de C.B.U.Q.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação